quarta-feira, 29 de junho de 2016

Movimentos ocupam Ministério da Educação contra desmonte de Temer



O comitê "Fora Temer, pela democracia e nenhum direito a menos" composto por 40 entidades dos movimentos sociais e organizações em luta pela educação, ocupou nesta quarta-feira (29) o Ministério da Educação (MEC), denunciando o desmonte promovido pelo governo ilegítimo Temer, que entrega a pasta aos grupos educacionais privados, desarticula o Conselho Nacional de Educação (CNE) e corta verbas para a educação pública, prejudicando o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

 Foto: Mídia Ninja 

Por Laís Gouveia

Entidades como a União Nacional dos Estudantes, (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores Estabelecimento de Ensino (Contee), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Professores do Destrito Federal (Simpro-DF), Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp), entre outras organizações que lutam pelo direito à educação participaram da ocupação.
A presidenta da Contee, Madalena Guasco, explica a dimensão dos cortes promovidos por Temer no MEC.  "O conselho nacional de educação hoje é quem normatiza e regulamenta as políticas públicas de educação, ele é responsável por deliberar sobre as bases nacionais curriculares, os currículos dos professores, os curriculos dos cursos de graduação, o CNE é ligado o governo, porém, segundo a Lei de Diretrizes de Bases (LDB) ele tem um papel específico".
O interino revogou nesta terça-feira (29) a nomeação de 12 conselheiros do CNE nomeados por Dilma Rousseff no último mês de maio, manteve os conselheiros que estavam encerrando o mandato e os secretário do MEC que participam do Conselho. Na prática, Madela denuncia que, a ação de Temer, tem como objetivo esvaziar o CNE ou nomear conselheiros do seu interesse para conduzir o órgão. " É um acontecimento tão arbitrário e absurdo, que ainda não há condições de avaliar o impacto dessa revogação", denuncia.


Pacote de maldades

Desde que foi conduzido de forma ilegítima no MEC, o ministro da educação, Mendonça Filho, (DEM-PE) vem promovendo um verdadeiro desmonte das políticas educacionais promovidas nos últimos anos.
 
Confira algumas ações: 



Nenhum comentário: