domingo, 20 de novembro de 2016

Servidores municipais dão ultimato a Roberto Germano




Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em cumprimento do que foi deliberado em assembleia geral do dia 10 do mesmo mês, os servidores públicos municipais de Caicó realizaram paralização e ocupação do Centro Administrativo da prefeitura de Caicó.


É importante destacar que, ao contrário do que tem dito a gestão municipal, através do prefeito Roberto Germano, os servidores apresentam várias e justas motivações para o ato dessa semana, uma vez que nos últimos três meses o município vem pagando a folha com atraso e o servidores arcado com prejuízos financeiros e morais: juros no cartão de crédito e cheque especial, perdas no poder aquisitivo gerado em decorrência desses juros, atrasos nas dívidas no comercio, cobranças que chegam a suas residências, constrangimentos por não poder honrar seus compromissos.

Além disso, temos o histórico negativo de gestões passadas que, desde 1996 até 2012, sempre tem deixado atrasos salariais para os seus sucessores. Nesta lista inclui-se o próprio prefeito Roberto Germano que, ao encerrar o seu primeiro mandato de prefeito de Caicó em 2004, deixou servidores com salários atrasados para o seu sucessor.

Some-se, ainda, a todas essas motivações para desconfiança, o fato de que o prefeito, Roberto Germano, nas várias entrevistas que concedeu a imprensa local durante essa semana não deu nenhuma garantia de que tenha condições de honrar com sua obrigação de pagar as folhas de novembro, dezembro e décimo terceiro salário. Isso porque, a maioria de suas falas girava em todo da mesma ideia: Eu farei todo o empenho, mas, não tenho como dá garantias, mas, se Deus quiser...

Diante de toda essa situação, a paralização e ocupação da prefeitura tiveram como objetivo protestar contra os atrasos salariais dos últimos três meses, buscando pressionar o prefeito, Roberto Germano, a discutir e apresentar um calendário de pagamento dos meses de novembro e dezembro e décimo terceiro salário.

Foram três dias de ocupação, assembleias, oficinas, rodas de conversas e muita atividade. Porém, a gestão municipal permaneceu insensível, totalmente indiferente a reinvindicação da categoria, intransigente no seu desinteresse em discutir e construir uma saída para esse impasse, optando por se utilizar da imprensa com sua velha e já bastante conhecida estratégia de se fazer de vítima, buscando, em vão, confundir a opinião pública e colocar a população contra a categoria.

Chegando ao seu último dia, os servidores se reuniram em assembleia geral do Sindserv, realizada no próprio local da ocupação, para discutir, encaminhar e deliberar os rumos da luta. 

Sendo assim, a assembleia concluiu e deliberou que, em razão dos fatos que caracterizam o atual impasse entre a gestão municipal e os servidores municipais, fica decretado o seguinte ultimato ao chefe do executivo municipal: caso até o dia 05 de dezembro não seja pago o salário de novembro e nem divulgado as datas de pagamento das folhas restantes de 2016, os servidores decidiram (em assembleia já convocada para esse mesmo dia), por paralisar por tempo indeterminado as atividades ou continuar trabalhando sem a garantia de que irá receber.

Nenhum comentário: