sábado, 28 de novembro de 2009

Pré-Sal é visto por João Maia como a esperança de uma educação melhor

Todo Brasil tem acompanhado as discussões a respeito do destino das recém descobertas reservas de petróleo, denominada de Pré-Sal.

Na quinta-feira desta semana, dia 26 de Novembro de 2009, o deputado federal João Maia, numa audiência que atendia aos apelos da câmara de dirigentes lojistas de Currais Novos, palestrou a cerca da importância desta riqueza para o desenvolvimento do país.

Consideramos bastante interessante e digno de nosso comentário a ênfase que o deputado tem atribuído a necessidade de maiores investimento em educação.

Durante o seu discurso em Currais novos João Maia ressaltou o fato de que o atual modelo de educação apenas tem contribuído para acentuar as desigualdades, uma vez que os filhos de pessoas mais favorecidas economicamente estudam em escolas privadas, enquanto o grosso da população fica a mercê de uma escola publica de má qualidade.

Em suas palavras, o deputado falou:

“Eu não tenho dúvida nenhuma que os recursos do Pré-Sal, sendo aplicado de forma correta, seria responsável pela solução de um dos principais do Brasil que é a educação. A educação hoje no Brasil é o maior apartheid social que existe. O filho da classe média foge pra escola privada e o da família humilde vai pra uma escola mais fraca. Quando ele fica um ano ou mais na escola, percebe que não é um lugar de inclusão social. Se ele não tiver uma família muito estruturada, ele vai ter um encontro marcado com a violência”.

Concordamos com tais afirmativas, sem duvidas é uma oportunidade impar para revertermos o nosso quadro social, para darmos salto gigante na qualidade de nosso sistema de ensino.
Mas, sinceramente Não creio ser a falta de recursos financeiro o principal entrave da educação brasileira. Somos um país ricos, naturalmente e financeiramente, porem temos sido pobre de espírito.

É só perceber a quantidade de gente por aí ganhando dinheiro apenas com a cara.

Porém, esperamos que a riqueza recém descoberta possa, de fato, proporcionar melhores dias para a educação deste país. Que o nosso deputado continue seguindo esta linha tão importante, pois a experiência de muitos países tem demonstrado que só se faz uma grande nação com uma boa educação.

Um comentário:

Unknown disse...

Espero que a preocupação com a qualidade da educação, oferecida pelo poder público aos que fazem parte da nossa massa popular brasileira, não seja apenas um pensamento artificial de um personagem político do nosso poder legislativo. Pois creio que é preciso ser vítima do erro pra ter vontade de consertá-lo.