quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Governo Lula reduz IPI de imóveis e estende o prazo para dezoneração de imposto sobre materiais de construção

O ministro da fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje a redução do IPI para vários tipos de móveis.
A notícia vem em boa hora, uma vez que se aproximam os festejos de final do ano - época em que as pessoas anseiam por promoções e milhões de pessoas esperam por uma oportunidade de emprego.
Outra noticia bem vinda foi à prorrogação da desoneração de imposto sobre produtos de materiais de construção, possibilitando aos bolsos dos trabalhadores a realização daquela tão sonhada reforma ou mesmo a construção de seu lar.
A redução do IPI para materiais de construção deverá se estender até o dia 30 de junho de 2010. No caso dos móveis a medida vai até o dia 31 de março.
O ministro justifica a necessidade de prorrogar a data do IPI sobre materiais de construção pelo fato de que deseja realizar uma obra – ou uma reforma, seja o governo, pessoa física ou jurídica de caráter privado – não compra o material todo de uma vez, e sim por parte. Prorrogando até março dará tempo, para quem está começando a obra agora, concluir os serviços.
Já no que tange ao setor de imóveis, afirmou-se a necessidade de dar estimulo ao consumo interno, uma vez que as exportações ainda passam por processo de recuperação devido ao fato de que os países para quem exportamos ainda estão se recuperando da crise.

Nenhum comentário: