quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Domingo – o dia D


Após anos de estudos e dedicação, marcado muitas vezes por ansiedade e noites mal dormidas, chega o tão esperado momento do vestibular.
É um momento sempre único na vida de um estudante, não importa se é o primeiro, o segundo, terceiro etc.
Pais, irmãos, em fim, familiares e amigos envolve-se com o estudante candidato numa mescla de ansiedade, angustia e esperança acerca de um momento significativo para o futuro do vestibulando.
O dia D se aproxima!
Será domingo, dia 22 de Novembro de 2009 – tendo prosseguimento nos dias 23 e 24 do mesmo mês – que tem início o Vestibular 2010.
No site www.abril.com.br/ encontramos algumas dicas, elaborado pelo pesquisador Daniel Guzinski, do departamento de psiquiatria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra):
1. Não mude sua rotina nem no dia, nem na véspera da prova. Tente fazer com que esse dia seja o mais normal possível. Por exemplo, se você está acostumado a dormir às 23h, não se force a dormir mais cedo.
2. Também não mude hábitos alimentares. Mães e avó gostam de preparar um café da manhã reforçado no dia do vestibular, mas não caia nessa: coma o que você está acostumado.
3. Conheça previamente o trajeto até o local da prova. Caso haja algum imprevisto, você estará preparado.
4. É muito importante ter a capacidade de reconhecer se está nervoso. Os sintomas costumam ser taquicardia, sensação de sufocamento, suor nas mãos e axilas. Se você se sentir assim, não comece a prova: espere alguns minutos e faça um exercício de respiração.
5. Faça uma boa leitura da prova antes de começar a resolvê-la.
6. Tente classificar, rapidamente, as questões em fáceis, médias e difíceis e comece sempre pelas mais fáceis. Assim você ganha tempo.
7. Se não conseguir solucionar facilmente uma questão no início da prova, não perca tempo: pule para a próxima.
8. Não altere o gabarito depois de marcado. Confie na primeira opção que você marcou e não a mude apenas por intuição.
9. A revisão só serve para erros por engano. Faça-a apenas para conferir se você marcou a opção que realmente desejava e não se confundiu com as alternativas.
10. Se você é muito ansioso e o vestibular tem mais de um dia de prova, não confira o gabarito antes do término do processo seletivo. Isso pode deixá-lo inseguro e prejudicar sua atuação nas provas seguintes.
Esperamos que estas dicas possam ser muito úteis para você, cara leitor, que irar fazer vestibular a partir deste domingo.
Que os resultados dos seus esforços sejam comemorados em breve, por você, familiares e todos os seus amigos.
Boa prova!

Nenhum comentário: