quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Apresentado projeto de contorno viário de caicó




Assistimos nesta quinta feira, 20/11/2009, a apresentação do projeto do contorno viário de Caicó que teve como expositores técnicos do DNIT-RN.
A audiência contou com as presenças de vereadores de Caicó e dos deputados Vivaldo Costa e João Maia, respectivamente, do legislativo estadual e federal.
Na platéia, notamos a presença de muitos cidadãos cuja obra interessa diretamente, proprietários de terras que deverão passar por processos de desapropriações, empresários e comerciantes da cidade de Caicó.
O Contorno vai começar na BR-427, antes do Açude Itans e vai interligar as Rodovias 288 (São José do Seridó) e a RN 118 (Jucurutu). A pista vai ter uma largura de 7 metros e 20 centímetros, com 3 metros para cada faixa de rolamento (acostamento), chegando a uma extensão de 14 metros e 50 centímetros
Duas pontes sobre o Rio Seridó serão construídas no Contorno. Uma delas terá 200 metros e a outra com 240 metros de extensão. O DNIT também se preocupou com a questão ambiental, prova de que 14 mil 758 unidades de plantio de arvores e mais de 1 milhão e meio de grama serão plantados durante o percurso do Contorno
Um dos fatos interessantes foi as constantes intervenções de João Maia que, de forma clara e objetiva, traduzia para o vocabulário popular as informações de cunho bastante técnico transmitidas pelos expositores do DNIT. Inclusive, estes momentos de intervenções didáticas do deputado federal João Maia gerou instantes de muitos aplausos por parte dos presentes.
Outro ponto notório foi a chegada do deputado estadual Vivaldo Costa (o Papa Jerimum). Com o seu jeito típico de ser, alegre, extrovertido, sorridente, o Papa entrou no plenário do legislativo municipal distribuindo entusiasmo e otimismo com relação ao projeto.
Após saldar todos os presentes, Vivaldo fez questão de ressaltar as qualidades políticas do seu companheiro de partido – João maia – o qual foi responsável por conseguir verbas e apoio político para o projeto de construção do contorno viário de Caicó. Após um discurso bastante inflamado, que deixava transparecer a emoção, Vivaldo abraçou João Maia que o agradeceu pelas palavras. Aos agradecimentos do companheiro Vivaldo respondeu, saiu do coração.
Durante a exposição foram apresentadas alguns problemas ocasionados pela atual falta de estrutura do transito de Caicó: congestionamento, buracos no asfalto, atropelamentos, batidas, veículos tomando espaços e obstruindo o transito, lentidão no trafego de veículos. Afirmou que a situação atual faz de Caicó uma cidade pequena com problemas de cidade grande.
Uma das questões levantadas pelos presentes foi a respeito das indenizações das terras desapropriadas, como elas seriam realizadas. Os membros do DENIT explicaram que só seria indenizado o imóvel em si, e não dando direito a lucro cessante. Neste momento, João Maia interviu e explicou que isto significa que se o indenizado possui uma churrascaria que será desapropriada ele receberá apenas indenização referente ao valor do imóvel, e não pelos lucros que o proprietário deixará de ter em virtude da perca do imóvel.
Quando a palavra foi aberta ao público presente, o deputado João Maia e representantes do DNIT foram questionados a respeito da situação da fazenda do Senhor Luis Eloi, cujo contorno passaria por dentro do espaço aonde se localiza o atual açude da propriedade e aonde também está localizada uma casa de mais de dois séculos de existência.
O deputado João Maia e os expositores do projeto se comprometeram a um almoço com a família de Luís Eloi, se mostrando disposto a encontrar a melhor solução para o problema.
Todos os vereadores presentes fizeram elogios ao deputado Federal João Maia pela sua luta e determinação a respeito do contorno viário.
A apresentação do projeto deixou, para a maioria do público presente no plenário da Camará municipal de Caicó, a expectativa de melhores dias para os empresários, comerciantes, Motoristas e pedestres prejudicados pelas atuais condições de transito da referida cidade.

Nenhum comentário: