domingo, 29 de novembro de 2009

COSIP, o assunto da semana em Caicó

O assunto da semana, em Caicó, sem dúvida foi o projeto de lei que tem como objetivo o reajuste de alguns pontos da COSIP.
A cidade foi inundada de boataria a respeito do tema, com destaque para carro de som manifestando opiniões contrárias, andando de bairro em bairro e até na feira pública de Caicó.
São muitas as opiniões no meio político.
Os empresários de Caicó tem se manifestado veementemente contra o aumento da taxa de iluminação pública e se dizem os principais prejudicados com a lei.
Vereadores da oposição, dos quais podemos citar Almir Filho, tem feito propagandas e discursos utilizando carros de som convocando a população a participarem da sessão desta segunda-feira na câmara municipal de Caicó para tomarem conhecimento do projeto e dos vereadores que iram
votar a favor do projeto.
Já o vereador Nilson Fontes (O Leleu) tem opinado pela retirada de tramitação do projeto da COSIP, que está previsto para ser votado nesta segunda-feira, para que se possa discutir melhor sobre os pontos conflitantes e, se possível, fazer os reajustes necessários. Leleu solicitou, inclusive, uma audiência para que setores da sociedade possam tomar conhecimento e opinar sobre o projeto.
Em reunião no Centro Pastoral Don Wagner neste sábado, dia 28 de Dezembro de 2009, diversos setores da sociedade – dos quais podemos citar a Casa do Empresário, ACISC, CDL, SINDCOMERIO, SINTE, DDAS, Cooperativa das Bordadeiras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação do Mercado Público, SINDSAÚDE, SEAPAC, Sindicato dos Servidores e o Conselho Popular da Mulher – para discutirem sobre o assunto.
Uma das insatisfações apresentadas pelos presentes na reunião do Dom Wagner foi pelo fato de que a prefeitura estaria se negando a justificar, através da apresentação de documentos, a necessidade do reajuste.
O prefeito Bibi Costa, no entanto, tem afirmado que o projeto tem por objetivo fazer justiça social, e que quem irar pagar mais são justamente aqueles que podem, que gastam mais e que não é justo que, estes, paguem o mesmo tanto que os consumidores pobres.
Do blog
Nós, do blog, defendemos que a melhor opção, até agora, tem sido a do vereador Leleu.
Também orientamos aos cidadãos que não se tornem meros reprodutores do que A e B estão dizendo por aí. A gente sabe que muitas vezes o que se diz é cheio de intenções diversas e politicagem.
Mas a proposta de Leleu é viável pois abre espaço justamente para que os caicoenses possam se inteirar sobre o assunto, tomar suas próprias opiniões de modo critico e ativo, sem se deixar levar por boatarias e sem ser vitimas de interesses alheios.

Nenhum comentário: