segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O povo de Caicó promove Levante contra Império dos sanguessugas



Podemos afirmar que a data de hoje, 21 de Fevereiro de 2011, deverá entra para o rol das datas comemorativas do nosso município.
Com absoluta certeza hoje não é apenas um dia qualquer na cidade de Caicó e sim um momento histórico, tão importante quanto o 7 de Setembro, pois, a data de hoje ficará marcada como o dia em que os caicoenses foram as ruas proclamar a sua independência.
É claro que temos consciência de que não se trata, ainda, de uma mudança abrupta com relação as mazelas que historicamente têm manchado a política e a administração pública de nossa cidade, mas, porém, hoje o povo de Caicó decidiu dar início a esse processo de mudança.
Representantes de várias entidades realizaram hoje um ato cívico que saiu da Praça Dr. José Augusto, desceu a Avenida Coronel Martiniano e finalizou em frente a Câmara do Legislativo do Município, aonde os manifestantes, em um gesto simbólico contra a corrupção e em favor da transparência, varreram e lavaram a entrada do prédio.

Entre os seguimentos da sociedade civil organizada que estiveram presente no evento podemos destacar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os sindicatos dos trabalhadores rurais e dos servidores da educação, a Diocese de Caicó além de personalidades políticas como José Procopio, o ex-vereador Doda e o vereador Valdemar – sendo esta último o altor das denúncias contra alguns membros da câmara de Caicó e que também será, possivelmente, investigado.
O momento mais emocionante do evento foi quando o Bispo da Diocese de Caicó, Dom Delson, proferiu as seguintes palavras: Se essas denúncias forem verdadeiras, meus pesames. Com essa afirmação Dom Delsom se referia as denuncias feitas contra membros da câmara de vereadores de Caicó e lembrava, com indignação, a situação dos que passam fome, dos que dependem do sistema de saúde, de educação e de segurança quando o dinheiro do povo é, vergonhosamente, desviado para fins ilícitos.
Os professores da rede municipal de ensino foram presença maçissa no ato cívico realizado hoje, com coletes e faixas eles reivindicavam melhorias para educação e o cumprimento da Lei do Piso Salarial que a gestão municipal insisti em não cumprir.
Olhares curiosos e enigmáticos também prestigiaram o levante popular, eles estavam nas sacadas do Centro Administrativo e da Câmara de Vereadores. Alguns desses olhares transpareciam deboche e eram acompanhados de sorrisos cínicos, outros demonstravam indiferença diante de uma crível certeza na impunidade, havia olhares que admitiam culpa e também aqueles que se revelavam temerosidade e que prenunciavam a queda de um império.
De fato, o povo de nossa querida Caicó não pode mais aceitar que parte de nossas energias, que se converte em impostos e mais impostos, sejam drenadas para contas bancárias e sirvam a interesses particulares enquanto aqueles que dependem da ação dos recursos públicos padecem diante de precários serviços estatais. Precisamos minar, com atitudes como a que Caicó viu hoje, o império dos sanguessuga, dos parasitas que habitam a política de nossa cidade e do nosso estado e que nós, erroneamente, escolhemos como representantes.
É lamentável que nossa cidade ocupe lugar na mídia com denúncias de atitudes vergonhosas das quais alguns vereadores são acusados, no entanto é preciso.
É louvável a postura de uma pequena parte da imprensa da nossa cidade e do nosso estado que escaparam da cooptação de alguns presunçosos e que, corajosamente, tem levado os últimos fatos ocorridos em nossa cidade ao conhecimento da opinião pública. É louvável  a iniciativa popular que em meio a essa triste realidade promoveu, nessa data histórica, uma festa ordeira e democrática em favor da apuração da verdade e da punição dos culpados.
Já passamos da hora de rompermos com os laços que nos prendem a uma cultura política centenária, marcada por práticas coronelista e favoritistas e que faz com que a saúde, a educação, a segurança pública e o bem estar dos cidadãos honestos sejam comprometidos em favor de um covil de canalhas que se apropriam do que é do povo.

2 comentários:

Blog da Mariquinha disse...

Sinto-me estarrecida ao refletir sobre tudo isso que está acontecendo em Caicó, é muito preocupante saber que a população pobre desse município mesmo com tanta dificuldade paga seus impostos cumprindo assim com seus deveres de cidadão.Gostaria que cada leitor desse blog pudesse refletir sobre esse momento tão crucial que estamos vivendo. Nós professores estamos com um congelamento infernal em nossos salários, sabe-se q em outras cidades do estado como é o exemplo da capital os professores também estão em greve de forma justa, eles exigem a correção do piso conforme a tabela de 2011. Imaginem nossa situação!! São 3 anos amargando o mesmo salário, enquanto o GESTOR afirma que nada pode fazer!! Nós não estamos pedindo favor nem esmola só queremos o que foi nos dado por direito através de uma lei nacional.
SERÁ QUE EM CAICÓ EXISTE DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?
POR QUE então as lei que nos estabelecem os deveres são tão repetidas pela secretaria de educação???
PRECISAMOS ACORDAR, SABEMOS E CUMPRIMOS COM NOSSO DEVER...FALTA O SR: PREFEITO E SUA EQUIPE FAZEREM SUA PARTE.

Deibi Dantas disse...

parabéns ao povo de caicó por ver quem são realmente as pessoas que estão comandando a cidade, seja de um lado partidário ou outro, essa manifestação foi louvável, espero que haja outras como essa! infelizmente não pude estar na minha cidade natal para participar de um evento como esse. Parabéns professor Thiago Costa pela cobertura!