quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Assédio moral no trabalho




Humilhação não está entre as clausulas de nenhum vinculo empregatício, porem está entre as razões que levam muitos indivíduos a desenvolverem baixo estima, stress e outros transtornos emocionais e até ao suicídio.

Sobrecarregar o trabalhador, taxá-los com adjetivos pejorativos (incompetente, preguiçoso. Imprestável), não reconhecer os seus esforços diante das excessivas exigências, expô-los a humilhação na frente de outras pessoas, ameaças constituem o que chamamos de assédio Moral.

É um caso aterrador de desrespeito a dignidade humana e até de psicopatia, pois aquele que comete constante humilhação a outras pessoas não considera suas emoções, sentimentos, história de vida e, portanto, demonstra incapacidade de se colocar no lugar de sua vitima.

Para a médica de trabalho e Drª pela Universidade Católica de São Paulo, Margaret Barreto, os crescentes casos de assédio moral tem uma de suas conseqüências o crescente numero de suicídio.

O trabalhador que sofre esse tipo de assedio passa a maior parte de seu tempo no ambiente de trabalho. Em muitos casos ele tem o seu emprego como única fonte de renda da família, some-se a isso o fato que consegui trabalho em um mundo cada vez mais competitivo tem se tornado cada vez mais um privilegio. Haja vista essa situação o trabalhador se submete a anos de humilhações continuas.

Ainda segundo Barreto a situação se torna pior em razão de que mesmo quando o caso ganha as paginas da justiça o individuo, na maioria dos casos,  consegue no Maximo uma indenização de 3000 e até de 1000. Porém, essa indenização não repara os danos morais e psicológicos do trabalhador agredido.

A revista Claudia de abril de 2001 divulgava dados de uma pesquisa realizada ela Drª Barreto a respeito das reações dos trabalhadores diante dos abusos cometidos por seus superiores:

SITOMAS
MULHERES
HOMENS
Crises de choro
100
-
Dores generalizadas
80
80
Palpitações e tremores
80
40
Sentimento de inutilidade
72
40
Insônia ou sonolência excessiva
69,6
63,6
Depressão
60
70
Diminuição da libido
60
15
Sede de vingança
50
60
Aumento da pressão arterial
40
51,6
Dores de cabeça
40
33,2
Distúrbios digestivos
40
15
Tontura
22,3
3,2
Idéia de suicídio
16,2
100
Falta de apetite
13,6
2,1
Falta de apetite
10
30
Passa a beber
5
63
Tentativa de suicídio
-
18,3

A Lei federal nº 8.112/90 traz no 1º  seu artigo 127  a seguinte definição sobre assedio moral:

“ § 1º. Para fins do disposto neste artigo considera-se assédio moral todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja, pela repetição, a auto-estima e a segurança de um indivíduo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência, implicando em dano ao ambiente de trabalho, à evolução profissional ou à estabilidade física, emocional e funcional do servidor incluindo, dentre outras: marcar tarefas com prazos impossíveis; passar alguém de uma área de responsabilidade para funções triviais; tomar crédito de idéias de outros; ignorar ou excluir um servidor só se dirigindo a ele através de terceiros; sonegar informações necessárias à elaboração de trabalhos de forma insistente; espalhar rumores maliciosos; criticar com persistência; segregar fisicamente o servidor, confinando-o em local inadequado, isolado ou insalubre; subestimar esforços”.

No que se refere ao setor publico a lei estabelece ainda que aqueles  servidores que cometerem assédio moral podem sofrer as seguintes punições: 

1. Advertência;
2. Suspensão;
3. Destituição de cargo em comissão;
4. Destituição de função comissionada;
5. Demissão.

O assedio moral, seja no setor publico ou provado, é uma realidade com a qual não podemos mais compactuar. Não é justo que milhares de pessoas continuem adoecendo e padecendo em virtude desses abusos de poder cometido em seus ambiente de trabalho, quando estão simplesmente buscando ganhar o pão de cada dia, conquista uma vida mais digna para si e seus familiares.

Não devemos ser passivos ao presenciar cenas de humilhação contra nossos colegas, pois, hoje eu posso ser apenas um expectador indignado, mas, amanhã poderei ser a vitima. Não podemos mais nos deixar ser agredido, precisamos elevar o nosso amor próprio. A justiça é o caminho, e as vitórias serão de todos.

FONTES PESQUISADAS:

Nenhum comentário: