quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Eleições municipais: a resistência ao governo golpista começa na cidade. A hora é agora!





Por Professor Thiago Costa
 

O cenário político nacional, desde o fim do segundo turno das eleições presidenciais de 2014 até a presente data, é nitidamente caracterizado pelo esforço incansável, por parte dos setores mais conservadores e atrasados da politica brasileira, no intuito de derrubar o governo e mudar os destinos do país no sentido de beneficiar as velhas elites que sempre exerceram a função de senhores da casa grande e, no atual contexto do capitalismo, de patrões.

O último episódio dessa guerra contra a democracia se deu com a consolidação do golpe parlamentar sofrido pela presidenta Dilma, após uma implacável artilharia da grande mídia, aliado aos interesses de uma parcela da classe política que além de reacionária é notadamente corrupta (com destaque para os parlamentares do PMDB e do PSDB) e com a cumplicidade daquilo que o próprio presidente Lula bem caracterizou como um STF acovardado. 

Uma vez no governo, em pouquíssimo tempo Michel Temer age com uma voracidade agressiva, com o apoio de uma significativa base parlamentar que sempre representou os interesses dos mais ricos e poderosos, para desmontar os direitos dos trabalhadores e o estado de bem está social construído ao longo dos últimos 13 anos.

É nesse intuito que o governo golpista tem trabalhado incansavelmente, junto com sua quadrilha de bandidos, para desmontar a CLT, congelar investimentos em educação e saúde e outros serviços públicos essenciais, congelar planos de carreiras, acabar com o piso nacional dos professores, sepultar programas como Pro-une, Pronatec, Ciências Sem Fronteira, Fies, diminuir os investimentos nos Institutos Técnicos Federais e Universidades públicas, além de minguar cada vez mais os recursos para programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

É em meio a esse cenário que, Caicó, assim como milhares de cidades brasileiras, elegerá prefeito e vereadores para comandarem os destinos de nossa cidade por mais 4 anos.

Trata-se de um momento que requer muita reflexão. É preciso que cada um de nós, cidadãos, reflita sobre o que queremos para a nossa cidade. Queremos um governo de poucos, como esses quem vem sendo patrocinado pelas velhas elites que dominam essa cidade, que agem sempre em pró de seus interesses particulares, de suas famílias e dos agregados que os cerca? Ou teremos a coragem de romper, de aniquilar com essa herança maldita do coronelismo e colocar Caicó nos trilhos do desenvolvimento.

Em tempos de retrocessos, quando o posto político mais importante do país passa a ser comandado por alguém que o toma através de um golpe, as ruas tem sido o nosso principal campo de atuação para buscar resistir aos ataques do governo golpista e exigir eleições diretas para presidente da república. No entanto, precisamos derrubar os golpistas a partir da nossa cidade, votando contra os sistemas que sempre deram sustentação ao poder dos mais ricos e poderosos e que sempre cresceram as custas do trabalho e do suor do povo brasileiro.

Por outro lado temos o nome do advogado e professor João Brás, um homem integro, profissional respeitado, com histórico de luta nos movimentos sociais, sindicais e ao lado da juventude caicoense, além de ser militante de um partido (PCdoB) que a 90 anos tem se destacado na luta por melhores condições de vida e mais direitos para os trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, negros, LGBTs, mulheres sempre na defesa das causas justas e humanitária, e que no atual cenário tem se posicionado veementemente contra os ataques do governo golpista aos nossos direitos e conquista. 

É preciso coragem para sermos protagonistas das grandes mudanças. No próximo dia 02 de outubro teremos a oportunidade de decidir entre a mesmice, o atraso ou trazer Caicó para o Século XXI.

A escolha é sua, é nossa! A HORA É AGORA!

Nenhum comentário: