terça-feira, 7 de julho de 2015

Subsecretário da SEEC/RN anuncia segunda chamada de concursados de 2015 e concursos para temporários e efetivos.



Segundo a reportagem exibida, faltam 938 professores no estado e contratações vem sendo feitas desde o inicio do ano, tanto para efetivos quanto renovação de seletivos, sendo que as mudanças não seriam perceptíveis.

Segundo o Subsecretário o que ocorre é que o estado do RN teria recebido uma herança perversa e maldita, um problema que não é pontual e sim estrutural, pois o RN não teria se programado para substituir as aposentadorias oriundas principalmente dos profissionais concursados na década de 80 (quando a Constituição Cidadã instituiu o concurso público).

Ainda segundo o subsecretário os concursos públicos foram mal programados, citando inclusive a forma de organização do último concurso, feita na forma de Polo, uma forma perversa que cria mais problemas do que soluciona.

Esperamos que essa convocação seja uma promessa a ser cumprida no prazo, pois a situação de falência do RN é real e dessa forma a mais das vezes nem a palavra pode ser cumprida por questões legais e financeiras, inexoráveis difíceis de se ultrapassar, ainda mais quando o próprio MP ao invés de ir em defesa da educação vai em defesa do limite prudencial.

Isso é uma inversão de valores onde a educação de nossos jovens fica em segundo plano em relação às finanças do estado.

Ao finalizar a reportagem o subsecretário anunciou dois concursos, um efetivo e um temporário marcados para o segundo semestre de 2015, esses concursos tem por finalidade corrigir nos próximos 4 anos as distorções que ocasionaram essa falta estrutural de professores. O mal planejamento dos últimos 10 anos é conforme o Subsecretário o grande culpado dos problemas que a educação do RN atualmente.


 

Nenhum comentário: