quarta-feira, 8 de julho de 2015

O que se busca quando se defende a igualdade de gênero?




Por professor Thiago Costa


Igualdade de gênero, de modo bem didático, quer dizer que:

Não podemos mais admitir o fato de as mulheres ganharem, em média, 30% a menos que os homens para realizar o mesmo trabalho.

Que as mulheres, do mesmo modo que os homens, possuem plenas condições de assumirem cargos de chefia.

As mulheres podem e devem ampliar o seu espaço na politica na mesma paridade que os homens.

Que os meninos também podem brincar de boneca junto com as meninas e que estas também podem participar do futebol com os meninos, pois, isto não irar determinar sua sexualidade.

Os meninos podem vestir rosa se acharem bonito, isso, também não determina a sua sexualidade.

Igualdade de gênero significa que os rapazes, assim como as moças, também podem e devem ajudar a mãe nas tarefas domésticas.

Alias, se o papai e a mamãe trabalham, o papai deve compartilhar com a mamãe as tarefas domesticas: um lava e outro enxuga a louça, um lava e outro passa a roupa, um varre e outro estopa a casa. Simples assim! E ninguém terá nem um membro do corpo diminuído ou perderá a virilidade por causa disso.

E quanta falta de companheirismo acontece no almoço familiar de domingo. Homens na sala assistindo televisão, meninos brincando no quintal. Mulheres e meninas nos afazeres domésticos. Que coisa feia né?! Por que não todos compartilharem os afazeres para depois se divertirem todos juntos.

Igualdade de gênero significa dizer que mulheres e homens também possuem necessidades diferentes, desejos diferentes, comportamentos diferentes. Mas que todos devem ser respeitados na igualdade e na diversidade. É a condição humana que está em questão e a ela não se deve sobrepor o machismo, o patriarcalismo, o sexismo ou preconceito de qualquer natureza.

Nenhum comentário: