Para o filósofo Roberto Mangabeira Unger, professor da Faculdade de Direito de Harvard (EUA), a maior causa da corrupção é o modelo de financiamento de campanhas. “Nós temos corrupção, mas não é um dos nossos problemas maiores”, disse ele em sabatina do jornalFolha de S.Paulo publicada nesta quinta-feira (6).
Unger disse que está à disposição do governo Dilma para contribuir “dentro ou fora” do governo
Segundo Unger, diferente do que alguns setores da midia tentam propagar, a ideia de que o maior problema do Brasil é a corrupção é equivocada. ”Entre os grandes países em desenvolvimento, especificamente os Brics --Índia, China e Rússia--, o Brasil é, de longe, o menos corrupto. Nós temos corrupção, mas não é um dos nossos problemas maiores”, enfatiza. Para o professor, a maior causa da corrupção é o custeio das campanhas políticas.
Mandato de Dilma
Unger disse que está à disposição do governo Dilma Rousseff para contribuir com o seu segundo mandato seja “dentro ou fora” do governo. “Ele [Lula] magnanimamente me convenceu a trabalhar pelas mudanças do país”, afirmou.
Sobre Dilma, Unger afirmou que a presidenta tem uma formação de afirmação nacional. “Dilma militou comigo no PDT, na época do Brizola. Ela tem uma visão que nos aproxima, de usar o poder do Estado para construir alternativas”, pontuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário