terça-feira, 6 de outubro de 2015

Profissionais da Estratégia de Saúde Bucal serão incluídos no PMAQ-AB em Caicó







Dando início a uma série de reuniões que estão prevista entre a diretoria do Sindserv e o poder executivo municipal foi realizado, na manhã de hoje (06/10/2015), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma reunião onde se discutiu acerca do componente municipal do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica – PMAQ-AB.


Na ocasião, esteve presente o prefeito Roberto Germano; Thiago Costa, Henning Saraiva e José Alves, representando o Sindserv; a secretária de saúde, Maria José Soares, além de técnicos da SMS, representantes da Comissão de acompanhamento do PMAQ-AB e dos profissionais da Estratégia de Saúde Bucal (EAB).


Na pauta da reunião foram colocados questionamentos acerca dos processos de composição da comissão de acompanhamento do PMAQ-AB, do cadastramento das equipes de Estratégia de Saúde da Família(ESF) e da Estratégia de Saúde Bucal (ESB) no referido programa e o modo como os seus recursos estariam sendo investidos na melhoria das estruturas das Unidades Básica de Saúde (UBS) das referidas equipes e na valorização de todos os seus profissionais. 


Questionaram-se, ainda, as razões pelas quais as equipes ESB teriam ficado de fora do cadastramento no PMAQ-AB. Sobre esse ponto, ficou esclarecido pela secretária e técnicos da SMS que se trata de um equivoco cometido no 1º ciclo de adesão do programa quando as equipes começaram a ser cadastradas, mas, que a atual gestão da pasta da saúde assumirá o compromisso pela solução desse problema.


Como produto dessa reunião, após uma alongada e produtiva conversa ficou definido que:


Os odontólogos e técnico/auxiliares de saúde bucal, que não foram contemplados no último repasse do PMAQ-AB, serão cadastrados no 3º ciclo, conjuntamente com novas equipes da atenção básica e do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), cujo inicio do cadastramento está previsto para o dia 13 de outubro do corrente ano.


Constituição de uma nova comissão de acompanhamento do referido programa, que terá como uma de suas atribuições discutir propostas de alterações na lei municipal nº 4.733 de 2014, que cria o PMAQ-AB em Caicó, de modo a adequar os pontos conflitantes desta com a versão federal.


Nenhum comentário: