sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Nota de esclarecimento sobre a realidade do Matadouro Público de Caicó e declarações dadas pelo secretário de agricultura.



O Srº Bruno, Secretário municipal de agricultura, pecuária e abastecimento, tem dado algumas declarações nas emissoras de rádio daqui de Caicó, tentando justificar a forma arrogante e autoritária como vem agindo em relação aos servidores lotados no matadouro público de Caicó.

Tais declarações, porém, são bastante úteis no sentido de revelar para toda a população de Caicó o despreparo e a notória incapacidade de dialogo por parte do representante daquela pasta.

Houve uma reunião, sugerida pelo próprio secretário, que solicitou ao administrador do matadouro por meio de telefone, escutado por viva voz por todos os outros servidores daquele espaço.

O administrador, coerentemente, atendendo a um pedido da coletividade, convida o sindicato para participar.

De repente, Bruno liga para o administrador e diz que não vai mais participar da reunião por que o sindicato estaria  presente.

E contraditoriamente, para a imprensa, ele coloca que não participou da reunião por que não teria sido comunicado por ofício, quando a reunião iria acontecer principalmente por motivo de uma iniciativa informal que teria partido dele, o próprio.

Pois bem, o que ele faltou esclarecer é que mesmo que o administrador quisesse não teria como comunicar ao secretário por ofício, por que a impressora daquele espaço está quebrada, assim como o sistema de câmara que não gravam, além de outros equipamentos que não funcionam justamente  por que a secretaria de agricultura, da qual Bruno Fernandes está a frente, não oferece condições de trabalho aos funcionários do matadouro.

O que o Srº Secretário Bruno Fernandes se esqueceu de explicar foi que em acordo celebrado no dia 07 de outubro de 2015, na sala do gabinete do prefeito, em comum acordo com a direção do SINDSERV, procurador geral do município, o próprio secretário de agricultura pecuária e abastecimento, representantes da associação da carne de sol e representantes dos servidores lotados no matadouro, ficou decidido que nos dias de ponto facultativo ou feriados os servidores tirariam o feriado normalmente e que abririam na quarta feira, dia destinado ao descanso semanal de alguns e que, no caso desses, o administrador daquele espaço elaboraria uma escala para que os mesmo tirassem o dia de descanso noutra data.

Por tanto, em minha opinião, o secretário precisa ser mais coerentes com os acordos firmados e transparente na hora de repassar essas informações para a nossa população.

Como se não bastasse as ameaças, os desrespeito, o assédio moral dos quais os servidores tem sido vitimas de longas datas, haja vista o tratamento que lhes é dispensado por parte de alguns usuários daquele espaço, como se também não bastasse a condição de insalubridade aos quais aqueles servidores estão sujeitos diariamente, agora o secretário Bruno se utiliza das emissoras de rádios para ameaçar publicamente, em auto e em bom som, para todos os ouvintes, os  servidores públicos lotados no matadouro.

É um verdadeiro absurdo. O secretário deveria sentir vergonha dessa postura. 

Os servidores tiraram o ponto facultativo e gozarão do feriado do dia de finados amparados em um decreto municipal, o qual não faz distinção de nenhuma categoria, e por um acordo celebrado na sala do gabinete do prefeito.

Se o secretário Bruno quer discutir irregularidades então comesse fazendo uma reflexão de sua inoperância no sentido de não dar resolutividade aos problemas funcionais e estruturais do matadouro público. 

Bruno precisa responder ao povo de Caicó: por quê  que o gado continua sendo abatido por meio de machadadas? Por que  o animal não é colocado nos trilhos depois do abate? Por que que a carne do animal ainda continua sendo  manipulada diretamente no chão ou no máximo em cima do couro do animal? Por que a carne, depois de tratada, é transportada em carrocerias de caminhonetes sem nenhuma condição de higiene? 

Essa conivência com tal realidade, por parte do Srº secretário de agricultura pecuária e abastecimento, constitui um ato de cumplicidade com uma atitude de atentado contra saúde e a vida dos consumidores da nossa carne de sol, seja daqui de Caicó ou de outras regiões do estado e do país paras as quais a nossa carne é distribuída.  

Diante de tudo isso, ao nosso ver,  a atitude mais honrada que resta ao secretário é admitir o seu despreparo e pedir exoneração da pasta pela qual responde.

Imagens registradas no Matadouro Público de Caicó






 

Nenhum comentário: