Quando falamos em salário do professor da rede pública no Brasil vem logo a memória a célebre frase do personagem interpretado por Chico Anísio, Professor Raimundo, que intitula essa nossa postagem.
No início do mês de abril o Supremo Tribunal Nacional (STF), em reposta a ação de inconstitucionalidade contra a Lei do Piso salarial dos Professores da educação básica da rede pública, considerou constitucional a lei que determina como vencimento base para os professores de até 40 h o valor de 1, 187,00.
A partir dessa decisão os ministro do STF chegava a conclusão de que o piso é salário base e, portanto, deve ser considerado em sua integridade. Isso quer dizer que nenhum gestor pode somar salário mais gratificações para chegar ao valor básico de 1.187.00, pois, as mesmas devem ser acrescentadas ao piso, e não se tornar parte dele.
Apesar dessa importante decisão dos senhores ministros, o que todos nós professores estamos nos perguntando é: quando o piso salarial será, de fato, implantado na maioria dos municípios brasileiros?
Está se aproximando o final do mês, o dia do pagamento. No entanto, cuidado! Não faça conta pensando em piso, pois você pode levar é uma pisada.
As greves dos professores se avolumam em todo país. Quer uma prova? Coloque no Google a palavra greve e você verá que a maioria dos grevistas são professores que lutam por uma educação melhor e por reconhecimento.
É tudo no papel! Para lei, o piso já está valendo. Porém, enquanto isso, a maioria dos professores da rede publica de ensino básico do país estão a ver navios, distantes, quase desaparecendo no horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário