terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MANOEL TORRES – PATRIMÔNIO CHAMADO HONESTIDADE





Manoel Torres faz parte de uma linhagem de homens públicos que produzem crença na política.  Em todos os momentos de sua vida nunca permitiu que as faltas particulares prejudicassem as ações maiores para a sociedade. Sua postura de bem servir não precisava se moldar para existir, como acontece com um metal que necessita ser derretido para ganhar a forma da conveniência. O agir de Manoel Torres era natural como os primeiros passos de uma criança! Era como a aragem da manhã! Era como o nascer do sol! Era como o sereno da noite! Era como o céu estrelado de Kant!

E é essa crença na política produzida pela linhagem de Manoel Torres que permite a uma multidão de humanos continuar sonhando sem repouso, porque quem se prove de crenças não pode desacelerar.  E foi esses ensinamentos que ainda jovens tivemos o privilégio de receber desse digno Senhor da Política chamado Manoel Torres de Araújo!

Já se vão dezesseis anos dessa bela experiência vivenciada pelos Meninos do PT. Nossas Resoluções Políticas eram restritivas e não permitiam coligações com o PMDB. Manoel Torres era o Candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro e resolvemos promover o debate interno no Partido dos Trabalhadores de apoio ao seu nome. Conseguimos aprovar o apoio, mas fomos vetados pela Direção Estadual. A mim fora dada a incumbência de fazer a defesa e, para torná-la ainda mais desafiadora, resolvi produzi-la em 15 pontos. Sim, 15 pontos e não 13!  E conseguimos sensibilizar a Instância Maior da necessidade de fazermos parte de seu palanque.

Foram quatro meses de convivência recheada de diálogos onde as ideias fluiam aos turbilhões! Manoel Torres ali, com 78 anos, ouvindo com a atenção que um avô dispensa a seus netos, um grupo de jovens deslumbrados, expondo as mais diversas estratégias eleitorais. E o mais impressionante era a sua vitalidade física e mental! E era gratificante vê-lo muitas vezes ceder aos nossos caprichos. Penso que Manoel Torres deve ter se divertido muito conosco no pleito de 1996!  

Não dá para contar tudo. Mas conclusões podem ser tiradas da foto que ilustra humildes palavras. As eleições haviam sido concluidas em nossa cidade e não tínhamos logrado êxito. Mas havia o Segundo Turno em Natal, onde nossa candidata estava na disputa. E lá estava Manoel Torres conosco, quase duas horas da manhã, no Clube do BNB, assistindo ao debate transmitido pela TV e torcendo por Fátima Bezerra! Quanta gratidão desse belo cidadão do Povo do Seridó! Quanta alegria de uma Legião de ainda jovens junto ao seu Professor de Boas Práticas!

Obrigado Seu Manoel Torres! Que suas virtudes sejam para nós como a Nódoa da Bananeira na Bandeira Branca! Um abraço em Ulisses Guimarães!

AUTOR: Gilberto Costa

Nenhum comentário: