segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

I Believe in 2013 - Eu Acredito em 2013



               Há certo tempo foi lançada, com muito alarde, a produção cinematográfica “2012”, que mostra o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012 – data na qual, supostamente, os Maias marcaram em seu calendário para tal acontecimento.
A “moda” ou “paranóia coletiva” sobre a “Profecia Maia” não é tão recente. Ela sempre reaparece de tempos em tempos, há pelo menos 20 anos. E sempre causou e causa medo ou apreensão em todo o mundo.
Muito se fala sobre a data e que todos iremos ser destruídos junto com nosso planeta Terra. Porém, não devemos se desesperar, afinal, ainda falta 11 meses para a catástrofe. Portanto, continuem a pagar suas contas em dia, ou aparecerá outra desgraça: seu nome no SPC ou Serasa...
Falando sério agora: O Mundo não vai acabar em 2012! A história sobre a Profecia Maia não passa de um fake ou trote. Vamos aos fatos.
A data do fim do mundo apareceu depois das conclusões de um pesquisador americano sobre achados nas ruínas maias localizadas no México. Na época, o pesquisador encontrou dados sobre a organização do calendário usado pelos maias.
Esse calendário foi baseado em precisas observações astronômicas, e se baseava num ciclo de 26 mil anos, subdividido em ciclos de 5125 anos. E por sinal, seu último ciclo terminava em 21 de dezembro de 2012. Ponto final. Não havia (e não há) nada que indique que os maias previram essa data como a data do fim do mundo.
A “fatídica” data marca, sim, um alinhamento do sol com o centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Sim, em 21 de dezembro o sol estará exatamente no eixo da galáxia. Mas a dizer que desse alinhamento ocorrerá o fim do mundo é um tremendo exagero.
Ou seja, não há evidências de que o mundo vá acabar em 2012 nem em outro ano qualquer. Portanto, como dito em linhas anteriores, continuem a pagar suas contas e vistam a nossa camisa “I Believe in 2013 – Eu Acredito em 2013!”

Autor: Rafael Cunha

Nenhum comentário: