Por Francisco das Chagas da Silva - Aluno do Curso de Pedagogia a Distância (UFRN).
O
modo como se compreende os significados e objetivos da educação e das práticas
educativas apresentam características atreladas ao lugar e o tempo de onde se
fala. Assim, sabe-se que não se pensa e nem se faz educação hoje do mesmo modo
como acontecia a dez anos ou a um século atrás, pois, mudam as pessoas, os
interesses da sociedade, os fins que se atribuem a escola e os profissionais
por ela responsáveis.
Desse
modo, durante o estudo da disciplina Fundamentos da Educação podemos perceber
que os objetivos, fins e meios da educação vem sendo percebida no Brasil sob
diferente óticas, pois, suas relações
com os contextos sócio-históricos, desde os tempos de educação jesuíta até o
atual cenário da realidade brasileira, passaram por mudanças significativas.
Antes
de iniciarmos o estudo dessa disciplina tínhamos a compreensão de que a escola
de qualidade e o bom professor eram aqueles que transmitiam uma significativa
carga de conhecimento, capaz de fazer o aluno receber essas informações e
assimilá-las para aplicar na realização das tarefas, trabalhos e avaliações
escolares.
No
entanto, temos percebido que o papel do professor vai muito além da transmissão
de conteúdos, de preparar para vestibulares e outros concursos, mas, que
implica, primeiramente, em um ato político e social, pois partem de concepções
políticas e ideológicas que precedem o ato educativo. Assim, temos compreendido
que a escola, assim como o professor, precisão ter antes de tudo uma compreensão
acerca do publico ao qual se destina e da realidade na qual esse publico se
insere.
Dessa
forma, quando se entra numa sala de aula para educar, o professor deve ter em
mente uma intenção política, a busca de um tipo de adulto a que se pretende
formar e o que precisa ser feito para atingir essa formação.
Dentro
das perspectivas que temos estudado até o presente momento, esse ser o qual
pretendemos formar deve ser dotado de uma compreensão a cerca do mundo no qual
está envolto, as principais questões econômicas, éticas, culturais, políticas e
sócias que o caracterizam, o seu papel diante desse contexto e ser capaz de
refletir criticamente e de apresentar alternativas no intuito de transformar
essa realidade.
Como
vimos no estudo da aula 1 – Vôo Livre pelos caminhos da educação – diante da
complexidade do mundo em que vivemos atualmente, entendemos que a promoção
humana, através de uma educação verdadeiramente humanizadora, que transmita
bens culturais e incuta nos nossos alunos valores necessários ao despertar de
um espírito de cidadania deve ser um dos principais objetivos da educação
atual.
Foi
bastante significativo, para compreensão do que acreditamos ser finalidade da
educação, os fóruns e chats em que discutimos a relação entre professor e o
aluno. Nessas oportunidades, chegamos ao entendimento de que as relações entre
os principais atores das práticas educativas, que são os alunos e professores,
devem proporcionar a busca pelo entendimento recíproco entre ambos, através de
laços pautados no espírito de parceria, confiança, respeito mutuo, afetividade
norteados por objetivos e regras claras de convivência.
Partindo
daquilo que foi exposto, podemos afirmar que o estudo dos conteúdos e a
participação nas diversas atividades realizadas no decorrer das aulas da
disciplina Fundamentos da educação, tem nos proporcionado uma nova concepção da
realidade educativa. Passamos a ver o aluno de forma diferenciada, como um
jardim, ou uma escultura, que pode ser cultivado ou moldado para se obter bons
frutos e contemplarmos o termino de um trabalho de lapidação.
Contudo,
nota-se que a sala de aula precisa passar por algumas transformações visando
ampliar e diversificar o campo dos saberes e sua praticas pedagógicas para além
das barreiras de concreto da sala de aula, não deixando retido nesse espaço
imprimo o potencial dos alunos e as possibilidades que podem emergir do esforço
e da criatividade dos professores. Com tudo que foi apresentado, é preciso que
haja o direcionamento do outro (o aluno), por novas veredas, estimulando o
mesmo a construir perspectivas positivas de um futuro melhor.
REFERÊNCIA
Pires,
João M; CRUZ, Vilma V. Vôo Livre pelos
Caminhos da Educação. Natal, EDUFRN editora da UFRN, 2006.
Pires,
João M; CRUZ, Vilma V. Fundamentos dos
Saberes e das Práticas Tradicionais na Educação. Natal, EDUFRN editora da
UFRN, 2006.
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