segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SÍNTESE DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO.




Por Francisco das Chagas da Silva - Aluno do Curso de Pedagogia a Distância (UFRN).



O modo como se compreende os significados e objetivos da educação e das práticas educativas apresentam características atreladas ao lugar e o tempo de onde se fala. Assim, sabe-se que não se pensa e nem se faz educação hoje do mesmo modo como acontecia a dez anos ou a um século atrás, pois, mudam as pessoas, os interesses da sociedade, os fins que se atribuem a escola e os profissionais por ela responsáveis.

Desse modo, durante o estudo da disciplina Fundamentos da Educação podemos perceber que os objetivos, fins e meios da educação vem sendo percebida no Brasil sob diferente óticas, pois,  suas relações com os contextos sócio-históricos, desde os tempos de educação jesuíta até o atual cenário da realidade brasileira, passaram por mudanças significativas.

Antes de iniciarmos o estudo dessa disciplina tínhamos a compreensão de que a escola de qualidade e o bom professor eram aqueles que transmitiam uma significativa carga de conhecimento, capaz de fazer o aluno receber essas informações e assimilá-las para aplicar na realização das tarefas, trabalhos e avaliações escolares.

No entanto, temos percebido que o papel do professor vai muito além da transmissão de conteúdos, de preparar para vestibulares e outros concursos, mas, que implica, primeiramente, em um ato político e social, pois partem de concepções políticas e ideológicas que precedem o ato educativo. Assim, temos compreendido que a escola, assim como o professor, precisão ter antes de tudo uma compreensão acerca do publico ao qual se destina e da realidade na qual esse publico se insere.

Dessa forma, quando se entra numa sala de aula para educar, o professor deve ter em mente uma intenção política, a busca de um tipo de adulto a que se pretende formar e o que precisa ser feito para atingir essa formação.

Dentro das perspectivas que temos estudado até o presente momento, esse ser o qual pretendemos formar deve ser dotado de uma compreensão a cerca do mundo no qual está envolto, as principais questões econômicas, éticas, culturais, políticas e sócias que o caracterizam, o seu papel diante desse contexto e ser capaz de refletir criticamente e de apresentar alternativas no intuito de transformar essa realidade.

Como vimos no estudo da aula 1 – Vôo Livre pelos caminhos da educação – diante da complexidade do mundo em que vivemos atualmente, entendemos que a promoção humana, através de uma educação verdadeiramente humanizadora, que transmita bens culturais e incuta nos nossos alunos valores necessários ao despertar de um espírito de cidadania deve ser um dos principais objetivos da educação atual.

Foi bastante significativo, para compreensão do que acreditamos ser finalidade da educação, os fóruns e chats em que discutimos a relação entre professor e o aluno. Nessas oportunidades, chegamos ao entendimento de que as relações entre os principais atores das práticas educativas, que são os alunos e professores, devem proporcionar a busca pelo entendimento recíproco entre ambos, através de laços pautados no espírito de parceria, confiança, respeito mutuo, afetividade norteados por objetivos e regras claras de convivência.

Partindo daquilo que foi exposto, podemos afirmar que o estudo dos conteúdos e a participação nas diversas atividades realizadas no decorrer das aulas da disciplina Fundamentos da educação, tem nos proporcionado uma nova concepção da realidade educativa. Passamos a ver o aluno de forma diferenciada, como um jardim, ou uma escultura, que pode ser cultivado ou moldado para se obter bons frutos e contemplarmos o termino de um trabalho de lapidação.

Contudo, nota-se que a sala de aula precisa passar por algumas transformações visando ampliar e diversificar o campo dos saberes e sua praticas pedagógicas para além das barreiras de concreto da sala de aula, não deixando retido nesse espaço imprimo o potencial dos alunos e as possibilidades que podem emergir do esforço e da criatividade dos professores. Com tudo que foi apresentado, é preciso que haja o direcionamento do outro (o aluno), por novas veredas, estimulando o mesmo a construir perspectivas positivas de um futuro melhor.



REFERÊNCIA

Pires, João M; CRUZ, Vilma V. Vôo Livre pelos Caminhos da Educação. Natal, EDUFRN editora da UFRN, 2006.
Pires, João M; CRUZ, Vilma V. Fundamentos dos Saberes e das Práticas Tradicionais na Educação. Natal, EDUFRN editora da UFRN, 2006.

























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