segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ALGUMAS CONCLUSÕES SOBRE AS ELEIÇÕES 2012 EM CAICÓ



Após mais de três meses de campanha, carreatas, passeatas e muita poluição sonora chega ao fim as eleições em caicó, com a definição do novo prefeito e do perfil do legislativo da nossa cidade. Assim, já podemos fazer uma breve reflexão acerca do que houve de positivo de negativo no curso e no desfecho do processo democrático.

De fato, foram meses de campanha, de contato corpo a corpo entre candidatos e eleitores, num processo aonde ambos puderam exercer amplamente a sua cidadania. Os candidatos puderam mostrar suas propostas, fazer suas críticas ou exaltar determinadas personalidades políticas e os eleitores, por sua vez, ouviram os candidatos, manifestando sentimentos e posturas de aprovação, negação ou neutralidade.

Porém, temos também algo a lamentar. O desrespeito à legislação ambiental através de carros de sons que extrapolavam os limites permitidos, o abuso no uso de fogos de artifícios, a quantidade de santinhos e panfletos jogados nas ruas são pontos que merecem uma atenção especial e que devem ser revistos.

Outro aspecto negativo foi que a compra ou a troca de votos por favores continuou existindo escancaradamente, só não viu quem não quis vê. Até troca de voto por dentadura, uma das mais arcaicas formas de corrupção eleitoral, esteve presente nas eleições no nosso município. A contratação de pessoas pra segurar bandeiras, distribuir panfletos e outros serviços são formas legalmente instituídas de compra de votos, afinal, ninguém contrata um rapaz para segurar bandeira sem que o mesmo declare o seu apoio político.

No que tange aos resultados das eleições para câmara de vereadores podemos dizer que, apesar de muitas caras novas, o grande vencedor foram a compra de voto e assistencialismo. Merece uma atenção especial o assistencialismo, a compra do povo usando como moeda de troca aquilo que já é do povo, como consultas médicas, medicamentos e exames custeados pelo SUS ou carona para capital do estado em carros do governo.

Apesar disso, pelo perfil do novo legislativo caicoense, acreditamos que o povo de nossa cidade pode comemorar a eleição de uns quatro ou cinco nomes que poderão fazer a diferença através de um mandato voltado para os interesses da população. Ficamos na torcida para que o poder financeiro e da barganha não copitem esses nomes para zonas obscuras.

No que diz respeito às eleições para majoritária o povo de Caicó demonstrou uma evolução política digna de reconhecimento. A população disse, nas urnas, que não aceita mais candidaturas impostas, apadrinhadas. Ficou claro que aquele ou aquela que quiser ser prefeito(a) de caicó terá que, antes de qualquer convenção partidária, passar pelo crivo da aprovação popular.

Parabenizamos a todos os eleitores e candidatos que contribuíram para um processo eleitoral sem muitas complicações. Os caicoenses foram às urnas, exerceram a cidadania, fizeram suas escolhas. No final dessas contas, venceu a democracia, a vontade do povo foi feita.





Nenhum comentário: