segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MONSTRUOSIDADE NA SAÚDE PÚBLICA DE CAICÓ.



                                                                                    Por Carlita Barbosa de Souza

No último dia 27 de outubro de 2012, as 3 horas da madrugada, deu entrada no Hospital do Seridó, a paciente Carla Simone dos Santos, em trabalho de parto, sendo submetida a exame de toque, pela parteira,  através do qual ficou constatado que a mesma se encontrava com um centímetro (1 cm) de dilatação.                                                                                       

Após 8 horas da entrada no referido hospital a paciente foi submetida a outro exame de toque, realizado pela parteira, no qual ficou constatado que a mesma ainda se encontrava com um centímetro de dilatação. Dessa forma, conclui-se que após 8 horas de internação a paciente não tinha aumentado a dilatação.

Às 13 horas da tarde a paciente começou a passar mal, chegando a desmaiar, ficando desacordada. Nesse momento, o médico Dr. Valdemar Araújo se recusou a prestar socorro a mesma.

As 14 horas e 30 minutos da tarde o quadro da paciente se agravou. Os familiares e esposo da paciente começaram a implorar que Dr. Valdemar prestasse socorro a Carla Simone. Nesse instante, O esposo da paciente perguntou se o médico iria deixar a filha e a mulher morrerem e o mesmo respondeu com a seguinte afirmação: “ Ela pode morrer, até eu vou morrer um dia”.

Pouco tempo depois, às 15 horas da tarde, o médico leva Carla desacordada para sala de parto normal, pois durante todo esse período
Valdemar Araújo se recusava a fazer o parto cesáreo.  Valdemar ordena ao policial de plantão para retirar todos os familiares da paciente do interior do hospital e manda uma enfermeira dizer que estava tudo bem, que Carla Simone já se encontrava com 8 centímetros de dilatação e que naquele exato momento a criança já estaria nascendo.

Porém, outros profissionais que examinaram a paciente posteriormente afirmam que não acreditam que a mesma estivesse, no momento do parto, com a dilatação necessária, pois, a mesma apresentava traços de quem teria sido vítima de um parto forçado. Alguns desses profissionais chegaram a demonstrar repúdio e até se emocionar com a violência sofrida pela mãe e a criança.

Após 3 horas de ser levada para sala de parto, às 18 horas, a criança finalmente nasceu. No momento em que a criança estava nascendo percebeu-se que a mesma se encontrava asfixiada em razão de que o cordão umbilical havia laçado seu pescoço, levando-a a ter uma momentânea parada respiratória após o parto. Assim, o nascimento ainda não representava o fim da angustia daquela mãe e sua filha, pois, ambas foram levadas para Currais Novos. A criança estava em estado bastante grave, em decorrência do parto forçado, pois a mesma sofreu machucados, formando coágulos na sua cabeça.

Infelizmente, a criança não conseguiu resistir, agora pela manhã tivemos a notícia que ela veio a óbito. A violência do parto pode, também, ser constatada pelas imagens da barriga da paciente, que ficou com vários hematomas em razão da pressão que foi feita sobre seu ventre.


Infelizmente, esse não é o primeiro caso de violência contra pacientes em trabalho de parto na nossa cidade. É preciso que as autoridades políticas, da justiça e toda a sociedade civil organizada se unam para dar um basta nesses absurdos que maculam a imagem de nossa cidade. Não podemos continuar aceitando que as nossas mulheres e filhos tenham fins trágicos como esse que está se passando com Carla Simone e sua Família.

26 comentários:

Unknown disse...

Esse não é o primeiro caso com tal médico.Conheço paciente que morreu de parto nas mãos deste cidadão que se diz médico.

Anônimo disse...

Absurdo! Se não me falha a memória,já ouvi diversas reclamações de mulheres quanto ao atendimento desse médico.Passou da hora do Ministério Público ser acionado.

Anônimo disse...

Isso é um absurdo. Esse Médico esta vingando a sua derrota nas eleições nas mulheres. Esse não é um caso isolado, tem outra mulher que está gravida de gemeos que estão dentro dela mortos, e ele não faz a cirurgia para tirar as crianças. Isso Não é etico nem humano, ele merece é ser processado e até perder o CRM...Quantas mulheres vão ter que passar por isso para ser tomada alguja providencia??? Esse "médico" Valmedar não merece ser médico nem de bicho quanto mais de gente.

Nayara

Anônimo disse...

Medidas drásticas devem serem tomadas, uma verdadeira vergonha para Caicó e alguns profissionais da classe médica que esquecem, ou fingem esquecerem, de honrar seus princípios. É preocupante, caicoenses ficam amendrontados receosos em gerar seus filhos nesta cidade. VERGONHA..."FALTA DE HUMANISMO"! Que Deus toque o coração daqueles que estão a frente destas instituições.

Anônimo disse...

Olá. Também sofri nas mãos desse Dr. monstro, quando fui ter minha bebê, ele se recusou a fazer uma cesária e o meu parto causou além de traumas físicos, psicológicos também. Quando vi essa notícia fiquei tremula e lembrei de tudo que eu passei. Quando vão fazer algo pelas pobres mulheres que dependem do serviço público para ter seus filhos? Um mostro como esse não deveria atuar na medicina...

Anônimo disse...

A SOLUÇÃO É ACESSÍVEL A TODOS!!


http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_denuncia&Itemid=61

Enfermeira disse...

Infelizmente não é só esse médico obstetra que falta com a ética e é negligente em Caicó.

Anônimo disse...

Como ele msm disse a uma paciente há uns 15 dias q precisava de uma curetagem no Hospital do Seridó: "se me achavam ruim, agora serei pior, dpois q fui derrotado pra vereador em Caicó... e q tá direto dentro do hospital tirando plantão pq os outros médicos naum querem mais trabalhar sobrando ele pra receber as pacientes dessa forma.

Anônimo disse...

Muito me entristece toda esse situação. A 1 ano e nove meses meu filho nasceu e eu gostaria muito que ele fosse Caicoense, mas sabendo de tantas barbaries que acontecem na Maternidade achamos melhor vir a Natal. O parto foi feito em na Maternidade Januario Cicco e estou muito feliz pela saúde dele, diferente dessas mães que não podem ter essas escolhas. Acionem o Ministério Público é a única saída.

Ney disse...

Há mais ou menos 15 dias aconteceu a mesma coisa com a minha prima, com o mesmo médico, e a criança, a bela Evelyn, passou da hora de nascer e não resistiu. Isso é uma situação que não deve ficar assim...

Anônimo disse...

Denuncie esse safado ao Ministério Público, devia está na cadeia esses profissionais bandidos e safados!!!

Anônimo disse...

Tem que denuncia-lo ao CONCELHO DE MEDICINA para tirar o diploma desse senhor.

Anônimo disse...

Em pensar que o juramento desses médicos são: acima de tudo salvar vidas. Meu Deus, como um ser pode ser tão mal? Ei JESUS, quebranta esse coração e traz a alegria de volta a Caicó.

Michelle disse...

Passei por isso também pelo mesmo médico já estava com nove meses perdendo liquido e fui no hospital para falar com o dr valdemar e ele disse que ñ fazia meu cesario ele disse vamos esperar até o dia 15 março se e bebe ñ nascer eu faço o cesario:Se minha filha ñ tivesse nascido de parto normal. dia de março 15 já estaria morta. E tambem se fosse para nascer nesse dia já ia fazer 10 meses.
Um absurdo.

Anônimo disse...

Casos como esses não deve ser submetida apenas ao Ministério Público, as paciente e familiareas considerados prejudicados devem procurar o Conselho REgional de Medicina e efeuarem a abertura de processo. E sim, ao mesmo tempo, uma denúncia formal deve ser efetuado no ministério Público. nenhum processo de investigação pode ser efetuado sem uma queixa formal. O problema em questão não é único em Caicó e nem por esse médico. Essa prática é recorrente, e há anos alguns profissionais agem dessa forma. Por isso é que as pessoas prejudicadas devem se pronunciar. Por favor, tomem uma atitude, recorram ao CRM, é um direito do cidadão.

Um Médico Humano Indignado disse...

Site do CRM/RN : http://www.cremern.cfm.org.br/

Jeancarlo Fernandes Cavalcante
Presidente

DR. Armando Otávio Vilar de Araújo
Corregedor
Médico neurologista. Especialista em Medicina Legal. Ex-Juiz de Direito. Advogado. Jornalista.

Av. Rio Branco, 398 – Cidade Alta - CEP 59.025-001 Natal/RN Fones: (084) 4006-5333, 4006-5309, 4006-5314, Fax (084) 4006-5308
e-mail: atendimento@cremern.org.br CNPJ: 24.517.609/0001-09
___________________________________

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA

PROMOTORIA DE CAICÓ
1ª, 2ª E 3ª PROMOTORIAS. RUA OTÁVIO LAMARTINE, 1029- CENTRO, CAICÓ/RN – CEP 59300-000

PROMOTORES:

1ª CAICÓ VICENTE ELÍSIO DE OLIVERA NETO - COORD. PROMOTORIAS DE CAICÓ
2ª VARA CÍVEL, DEFICIENTE E IDOSO FAMÍLIA E INFÂNCIA E JUVENTUDE
2ª CAICÓ GERALDO RUFINO DE ARAÚJO JÚNIOR
VARA CRIMINAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA MATÉRIA CRIMINAL
___________________________________

VAMOS FAZER ESSE MONSTRO PAGAR PELO QUE FEZ. A JUSTIÇA DE DEUS JÁ TEM SUA SENTENÇA PRONTA.

Matheus Abrantes disse...

Isso é repugnante.. Ver que a felicidade do parto.. Que a felicidade de levar alguém ao mundo como um filho pode ser lacerada dessa forma por um irresponsável ! Não da pra imaginar tamanha brutalidade e tamanha falta de humanização deste ser deplorável.. Triste saber que uma cidade do porte de caicó passe por isso.. pessoas morreram nas mãos de quem deveria salva-las, e isso doí tanto.. Saber que pessoas assim existem, que profissionais assim vagam por ai !

JANARA FREITAS disse...

É PAVOROSO, MAS MÉDICO EM CAICÓ PARECE UM SER INATINGÍVEL.QUANTOS CASOS VÃO SER PRECISO ACONTECER PRA QUE SE TOME UMA ATITUDE FAVORÁVEL A VIDA? ENQUANTO HOUVER MÉDICOS ENVOLVIDOS COM POLÍTICA O DESCASO É GRANDE. QUANDO SE VOTA EM MÉDICO TIRA-SE UM PROFISSIONAL DOS POSTOS OU HOSPITAIS.É O CASO DE CAICÓ.OS MÉDICOS NEM SEMPRE VÃO A CONGRESSO, NÃO HÁ RECICLAGEM OU APRIMORAMENTO E A COMODIDADE DE SE ACHAR "SABE TUDO,DONO DO MUNDO" DÁ ESSE RESULTADO IMORAL, NEGLIGENTE E IRRESPONSÁVEL. CIDADÃOS CAICOENSE, VAMOS FAZER UMA ANÁLISE DESSE SISTEMA, E TORNAR PRIMORDIAL A VIDA. NÃO SEJAMOS PASSIVOS A ESSA SITUAÇÃO RIDÍCULA, DENUNCIEM ESSE E OUTROS MÉDICOS CARNICEIROS QUE HÁ NESSA CIDADE. ESSE FOI APENAS UM DOS CASOS QUE ENVOLVE MÉDICOS MANDA CHUVA QUE PINTA E BORDA E SAI IMPUNE NESSA CIDADE!TENHO DITO

Anônimo disse...

isso é um absurdo que tipo de dr e esse

gilderlan disse...

Que absurdo é esse na nossa cidade
a gente aui do blog sentiu dores de angustia imaginem essa cidadã que estava nas mãos desse incompetente
que pena que nao podemos fazer nada.muitas pessoas se oegulham de ser caicoense mais agora sabendo desse desastre na saúde quem vai se orgulhar sabendo que pode perder a vida em um corredor de um hospital eu tenho 12 anos e minha mae ja pasou por isso mais graças o amor divino de deus ela esta viva
continuando sua jornada de mae

julioguida disse...

A POPULAÇAO TEM QUE LINCHAR ESSE MEDICO E TODA SUA FAMILIA...PARA QUE PRAGAS IGUAIS A ESSA NAO POVOEM A TERRA...

Anônimo disse...

Sou totalmente contra a pena de morte no Brasil, mais depois que soube deste caso, não pensaria duas vezes em mandar mata-lo. Eu poderia ser preso, lixado e tudo mais, mas pelo menos estaria com a consciência limpa. Se ele já matou vários, porque não morrer também ? Mais o que dói mais é tentar passar pela dor desta mãe. Saber que ela pode entrar em depressão e nunca mais querer ter um filho. As mulheres passam anos e anos imaginando, se casar, e ter filhos, ai vem um irresponsável desse e acaba com esse sonho. Fica mais que comprovado a farsa de alguns desses políticos, minha gente, vamos pensar mais um pouco na hora de votar!! E o pior de tudo, é que ele (Valdemar) é uma pessoa conhecida na cidade e na região. Eu quero justiça, a família desta mulher quer justiça, a população de Caicó quer justiça. QUEREMOS JUSTIÇA

Nilson Dantas disse...

Existem alguns médicos que atendem aqui em Caicó que nem olham na sua cara, não perguntam nada a respeito da situação que o paciente se encontra, e vão logo receitando medicamento (a maioria passar soro ou dipirona, sem nem saber o que o paciente tem, não perguntam se o paciente tem alguma alergia ou rejeição a algum medicamento, eles não solicitam sequer um exame pra diagnosticar o problema, parece que a maior preocupação deles é se ver livre da presença do paciente. Parece que a vida ou a preservação da vida é o que menos importa para eles.

Na minha opinião as pessoas precisam reinvidicar o direito de serem atendidas com dignidade e começarem a denunciar estes tais médicos, e assim o CRM tomaria suas providências e os proibiam de exercer a profissão de médico.

Nilson Dantas

Anônimo disse...

meu Deus que mostro esse medico

Anônimo disse...

Infelizmente, a velha desculpa do cordão enrolado. Muitos dizem isso, para se livrarem da irresponsabilidade de um parto mal assistido.
Mulheres deitas, sob o efeito da ocitocina sintética, sem comer e, ainda por cima, sendo forçadas a parir quando o corpo ainda não estava pronto.
É revoltante!

DENUNCIEM!

Anônimo disse...

por que estaõ omitindo o bebê que morreu ontem,no hospital serido,filho de uma senhora de jardim de piranhas,que foi para natal e nao resistiu? o bebe foi de parto Fórceps,coisa que nao se usa mais.por que tao omitindo que bebes sao machucados por um pediatra chamado gaiozo?