segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

2016 inicia com embate entre sindicatos e gestores municipais em vários municipios do RN.


Diante do atual contexto da crise mundial do capitalismo, agravada no Brasil por uma crise política, institucional e por fatores climáticos, muitos prefeitos do RN tem se utilizado dessa fenômeno como bode expiatório para descumprir direitos trabalhistas e buscar impor retrocesso aos servidores públicos municipais.

O texto abaixo, de 11 de janeiro de 2016, disponibilizado pela Federação dos Trabalhadores Municipais do RN (FETAM-RN), apresenta de forma sucinta alguns dos principais embates dos servidores públicos municipais e seus respectivos gestores nos municípios aonde atuam.


GIRO PELOS MUNICÍPIOS 

 
 
 
 SÃO TOMÉ


A prefeitura de São Tomé segue irredutível no seu propósito de penalizar os garis com a imposição de 9 faltas em virtude da greve feita pela categoria. O sindicato dos trabalhadores já tentou negociar com o gestor municipal, sem êxito. Os garis fizeram  greve em protesto pelo atraso no pagamento do mês de novembro. O sindicato vai acionar a sua assessoria jurídica.


SÃO TOMÉ II


Os servidores foram às ruas essa semana protestar contra o atraso de salários. Com faixas e cartazes, os trabalhadores denunciaram o atraso à sociedade e pressionaram o gestor. O secretário de Formação da FETAM/RN, Marcelo Manduca, esteve presente ao ato.


BARAÚNA


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna (SINDISERB) segue interpelando a prefeitura para saber quando será feito o pagamento do mês de dezembro. Além disso, a entidade quer ainda posicionamento sobre o reajuste do piso salarial dos professores e sobre o plano de cargos, carreiras e salários das demais categorias.


IPANGUAÇU


Quem também ainda não quitou o mês de dezembro foi a prefeitura de Ipanguaçu. A justificativa dada pelo prefeito Leonardo Oliveira é a falta de dinheiro provocada pela queda de receitas. O gestor revelou ao sindicato dos servidores que não tem como anunciar um calendário de pagamento para o mês de dezembro. Ele destacou ainda que vai realizar alguns ajustes financeiros para tentar manter o salário do funcionalismo em dia.


AREZ


A cidade de Arez vai sedou dia 9/01, reunião do polo sindical Agreste-Trairi. Na pauta, discussão sobre imposto sindical,  eleições nos sindicatos do polo, assessoria contábil e jurídica, certificado digital,  carta sindical, entre outros.


AREIA BRANCA


Os servidores da prefeitura de Areia Branca foram às ruas essa semana solicitar a cassação da prefeita Luana Bruno por improbidade administrativa.


FONTE: FETAM-RN 

Nenhum comentário: