terça-feira, 28 de outubro de 2014

Jornalistas internacionais criticam reportagem da revista Veja

A reportagem de capa da revista Veja na última sexta-feira (24) teve repercussão internacional e gerou indignação entre jornalistas pela falta de apuração e compromisso ético com a verdade. Alex Cuadros, que já trabalhou para a Bloomberg, publicou no Twitter uma mensagem criticando a publicação. “Acabei de ler a história da Veja alegando que Lula e Dilma sabiam do esquema da Petrobras. Não cita nenhuma evidência, e a testemunha em delação premiada não diz como sabe disso”, escreveu.

O também jornalista Jon Lee Anderson, da revista New Yorker, respondeu: “Isso é clássico da Veja, que publica calúnias e opiniões como se fossem fatos. Uma revista tóxica com uma linha editorial que passa bem longe do jornalismo”. Jon Lee é autor do livro “Che Guevara, uma biografia” e foi duramente criticado pela revista em 2007. À época, ele disse que o texto publicado pela Veja fingia ser imparcial, mas esquecia de critérios fundamentais de um “jornalismo honesto”, como mostrar pelo menos “um esforço de objetividade”, conforme escreveu na ocasião.

A reportagem a que eles se referem gerou polêmica por ter sido realizada com o objetivo claro de desestabilizar as eleições presidenciais a favor do candidato tucano Aécio Neves. A edição que sairia apenas no domingo foi adiantada para sexta-feira e sem qualquer comprovação das denúncias apresentadas.

O presidente do PT, Rui Falcão, lembrou que o partido entrou com representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Ministério Público Eleitoral (MPE) e no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a revista. “Nós não podemos tolerar que continue a ter tanta tentativa de interferência no processo eleitoral através de matérias caluniosas, mentirosas, totalmente sem fundamentos e sem fontes”, disse em entrevista na última semana.



Nenhum comentário: