sexta-feira, 18 de julho de 2014

Quem tem medo do o decreto nº 8.243?




Por Professor Thiago Costa


Sabe-se, como tem sido noticiado em vários meios de comunicação, que desde maio desse ano entrou em vigor o decreto nº 8.243, que cria a política nacional de participação social. Objetivamente, esse decreto presidencial, que se trata de uma prerrogativa do poder executivo no âmbito federal, amplia as formas do povo exercer a democracia direta através de órgão de participação, fiscalização e controle como os conselhos sociais.

No entanto, muitos parlamentares conservadores e parte da imprensa que os representam não poupam esforços para inventar e transmitir balelas que são repetidas e propagadas, de modo acrítico, pelos papagaios de plantão. Mais o que mais causa incômodo é que, por agir de modo acrítico e sem muito conhecimento de causa, o que fazem muito desses “louro” é “da o pé” para serem pisoteado pelos seus próprios opressores. Mas, tudo bem! Penso que eles gostam disso.

Falam que o decreto retiram o poder dos parlamentares, que é uma manobra do PT, que é uma tentativa de golpe comunista etc, etc, etc.

Não existe golpe, trata-se tão somente de ampliar os mecanismos de participação direta e controle social o que, alias, está previsto desde a constituição de 1988. O problema é que durante muito tempo isso foi engessado, retirado da pauta, colocado longe do alcance do interesse da população.

Acontece que os governos Lula e Dilma vem abrindo espaço para que esses movimentos sociais, conselhos e organizações classistas atuem e opinem, fato esse que tem chateado a velha elite conservadora, reacionária, preconceituosa , machistas, extremistas desse país. No entanto, a coisa é simples: o poder emana do povo e pra ele tem que voltar!

Sabe-se que os gritos que vieram das ruas o ano passado não é apenas resultado de insatisfação contra o governo federal. Em parte pode até ser, numa fração reduzida que cabe aos que ainda detêm concentrada a maior parte das riquezas que produzimos enquanto nação.  

No entanto, os gritos que ecoaram nas ruas são contra um sistema político atrasado; um modelo de sociedade que impera no mundo inteiro e que é o principal responsável pela exclusão e aumento da violência e da criminalidade; foi um grito pela reforma agrária; foi um grito por mais participação e justiça social; por uma segurança publica de qualidade;  contra a corrupção; por uma educação de qualidade para todos, entre outros anseios dos quais o povo tem fome. Pois, sem medo de ser feliz, tenho plena convicção de que 12 anos de governo do PT caracterizaram-se por avanços significativos em todas as áreas. Porém, esses mesmo 12 anos são insuficientes para sarar todas as feridas causadas por mais de 500 anos de espoliação contra o povo, promovida por essa mesma elite que por hora tentam a todo custo retomar o poder e brecar as nossas conquistas.

Mas não irão conseguir! o povo não irar se render!

Mesmo que tentem golpear o poder constituído verão suas iniciativas frustrarem diante da irar e da fome do povo por mudanças. E podem acreditar, para o desespero dessa elite reacionária, tenho plena convicção de que as mudanças que estão por vir representarão ainda mais avanços para a nossa classe trabalhadora. Em fim, o galo vai cantar o alvorecer de novos e melhores dias para o povo brasileiro!

Nenhum comentário: