sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ambientalista acredita que agricultura do Seridó não produzirá mais nada a partir de 2028

 7217
 
Para o ambientalista popular Francisco Elpídio de Medeiros (foto), mais conhecido como Chico Elpídio, nos próximos 15 anos a região do Seridó poderá deixar de produzir alimentos que dependem do solo, como por exemplo, feijão, arroz, milho e demais produtos que estão presentes nas mesas do seridoense.
 
O Blog do Marcos Dantas procurou entender do próprio Chico Elpídio quais os critérios usados para chegar a tal conclusão. Elpídio explica: “primeiro é o Êxodo Rural, depois a ausência do jovem nas atividades do campo e depois, a maneira equivocada como vem sendo tratado o solo seridoense”, disse.

Chico apresenta um dado preocupante e até então desconhecido da maioria das pessoas da região. A grande maioria dos homens e mulheres que fazem a economia rural circular no Seridó ultrapassa os 60 anos de idade, com uma margem otimista de mais ou menos 10 anos de trabalho, antes de serem vencidos pelo cansaço físico, a idade e em muitos casos os problema de saúde.

Quem vai dar seqüência a nossa agricultura familiar, que mesmo com todas as dificuldades ainda é quem mantêm as pessoas na Zona Rural? O jovem não se sente atraído para permanecer morando no sítio, e isso é um reflexo da falta de políticas agrícolas, isso em todas as esferas governamentais”, reclama. Para Chico Elpídio, que nasceu e se criou no Distrito da Palma a ação cruel como se trata o solo também vem sendo fundamental para a decadência da agricultura. “Uma roça que produzia 1.600 quilos de feijão, hoje só produz 200 quilos. Não se trata o solo da forma adequada, e hoje o uso do trator, condenado por todos os agrônomos, é quem reina na região do Seridó”, destacou.

FONTE: BLOG DE MARCOS DANTAS

Nenhum comentário: