terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Imagens de Nossa Senhora de Sant'Ana e de Nossa Senhora do Rosário serão restauradas



Os devotos de Nossa Senhora de Santana e de Nossa Senhora do Rosário terão que se despedir das imagens das respectivas santas, pois as mesmas terão que passar por um processo de restauração que durará em torno de 5 meses.


O responsável pela restauração das imagens será o restaurador Hélio de Oliveira, que já fez trabalhos deste tipo para os Institutos do IPHAN dos estados do Maranhão, Ceará, Piauí e Minas Gerais.


Helio afirmou em entrevista a Radio Caicól AM e ao Blog de Suerda Medeiros que a restauração das Imagens é de suma importância, pois caso não fosse feito a ação do tempo e dos toques das mãos dos devotos sobre as imagens as tornaria cada vez mais irreconhecível.

Além disso, o citado restaurador de imagem mencionou o fato de que trabalhos feitos anteriormente no intuito de restaurar as imagens citadas teriam causados alguns danos as suas formas primitivas.

Na entrevista dada ao blog Suerda Medeiros e a Rádio Caicó AM, Hélio de Oliveira explica com mais detalhe o que vai acontecer com a imagem de Santana.

Confira a Entrevista:

Extraída do Blog de Suerda Medeiros

Suerda: Como é que você chegou até Caicó para fazer esse trabalho de restauração da imagem de Santana?

Hélio: Bom, eu já tenho 35 anos de trabalho na área da restauração, com trabalhos realizados não só aqui no estado, como em vários estados brasileiros e sempre prestando o serviço para o IPHAN, não só ao IPHAN do Rio Grande do Norte, mas também do Ceará, do Piauí, do Maranhão, de Minas. E as imagens que são tombadas a nível federal e que passam por um trabalho de restauração, o IPHAN deixa a cargo da Oficina Santo Oficio, que é a oficina que eu dirijo.

Suerda: O que o seu trabalho vai proporcionar nessa imagem de Santana? O que é que vai acontecer com a imagem? Que trabalho será feito?

Helio: O que vai acontecer é o mesmo que aconteceu na imagem de Santana Primitiva. Essa imagem de Santana já é tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional, e ela teve financiado o trabalho de restauração. Ela foi pra oficina, foi desenvolvido um trabalho de restauração... e o que é o trabalho de restauração? É devolver à peça o principio mais original possível. De forma, que muitas vezes quando você faz um trabalho, e você tem que parar em determinada instancia porque a partir daquele momento você passar a fazer um falso histórico e não uma restauração, então precisa ter cuidado com isto. É como no caso da primitiva. Ela tinha um dano seriíssimo, em 1953 ela sofreu um sinistro e ficou totalmente carbonizada a parte posterior e quando tiramos a repintura que teria sido colocada, que era em purpurina, tava bastante oxidada, foi que se deu conta que ela estava totalmente em carvão. Então este carvão, ele foi consolidado com resina a base de "paroloide B72" e a partir dessa consolidação foi que fizemos o resto do tratamento. Fizemos o nivelamento e depois fizemos o afolhamento com folha de ouro. A partir daí, tudo que a gente fosse fazer, tava fazendo uma invenção, porque não se tinha nenhuma referencia da pintura. Então o IPHAN pediu que eu estancasse o processo naquele momento.

Suerda: E nesta imagem de Santana o que foi que você já avaliou? A primeira vista, o que foi que você já enxergou que vai precisar ser feito?

Helio: Olha a principio, e olhando à distância, quando se vê do altar, a gente quase não percebe nada. Mas quando você trás isto para um exame mais detalhado, ela tem duas grandes rachaduras longitudinal, uma na parte posterior e outra na parte lateral, e isso é bastante comprometedor do ponto de vista estrutural da peça e além do mais ela já perdeu bastante a policromia original, a pintura, por descolamento da camada pictória e também pela ação do ato do devoto que, ao tocar no seu objeto de culto, objeto de proteção, que é Santana, ela vai desgastando a peça sem ter a intenção disto. Mas a mão com o suor, no momento que começa a tocar na peça, ela começa a ter um processo de desgaste.

"Santana iria ficar cada vez mais irreconhecível"

Suerda: Caso essa restauração não fosse ser feita agora, o que era que poderia acontecer com a imagem de Santana e em quanto tempo poderia acontecer uma avaria maior?

Helio: Ela iria continuar nesse processo de desgaste constante, de modo que ia ficar cada vez mais irreconhecível do seu ponto de vista original, o que ela já está, de certa forma, porque ela já sofreu várias intervenções de repintura, onde houve essas perdas. E o que é que vamos fazer? Eliminar todas essas repinturas que ocorreram e nivelar essas lacunas de superfície e tentar aproximar essas perdas do original para que ela tenha uma unidade, uma leitura conjunta. De modo que, se você chegar perto, a um metro de distância, você vai ver que houve uma intervenção. Mas se você se distanciar a mais de um metro, terá uma leitura como um todo.

Suerda: Quanto tempo você leva para fazer essa restauração na imagem de Santana?

Helio: Olha, a imagem de Santana eu vou levar em torno de uns cinco meses. Eu vou ter que trabalhar duro para entregar isto no dia primeiro de julho, com toda honra e toda pompa que os caicoenses merecem e Santana, sobretudo, merece por parte dos seus devotos.





Nenhum comentário: