sábado, 27 de agosto de 2011

Conselhos escolares, uma ponte democrática rumo a educação que desejamos




A importância da participação dos pais e de toda comunidade escolar nos assuntos referentes a escola é considerada positiva e defendido por muitos especialistas na área da educação. Sendo a sociedade, em seus diferentes contextos, que estabelece novas demandas ao ensino escolar, e sendo ela mesma influenciada pelo tipo de educação desenvolvida nas escolas, torna-se imprescindível a participação de todos de modo a opinar e estabelecer parcerias no intuito de contribuir para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem e formação cidadã de nossas crianças e jovens.

Nesses novos tempos de democracia, aonde o cidadão dispõe de uma gama de recursos para interferir nos seu próprio destino e no da nação, podemos destacar, no âmbito da educação, as possibilidades de ações que emanam dos conselhos escolares.

O conselho escolar é um órgão composto por representantes da comunidade  aonde se insere a escola. Sendo assim é constituído de representantes de pais, alunos, professores, diretores, supervisores e funcionários da escola e possui poderes de assessoramento, fiscalização e deliberação.

A função de conselheiro escolar não é remunerada, trata-se de um ato voluntário, fruto de um espírito de cidadania e de interesse pelo sucesso da escola pública. A forma de admissão dos conselheiros variam de acordo com a unidade escolar e com a unidade federativa ( estados municípios, distrito federal) a qual ela pertence. Em geral os conselheiros são eleitos para um cargo de um a dois anos, o diretor da escola possui cadeira cativa e os demais representantes (pais, alunos, professores, supervisores, funcionário da escola) são eleitos por pessoas de suas categorias.

Sabemos apontar muitos dos problemas que atingem a educação de nossos filhos. Professores mal remunerado e muitas vezes com déficit na sua formação; prédios escolares mal equipados; governantes sem compromisso com a causa; indisciplina, violência, déficit de professores em algumas áreas. Porém, cabe questionarmos: o que nós, enquanto cidadãos brasileiros, estamos fazendo para mudar esse quadro.

Para que possamos operar as mudanças necessárias para revertermos o atual quadro em que muitas escolas do nosso país se encontram precisamos agir agora. opine, fiscalize, participe do conselho escolar, envolva-se e comprometa-se com uma educação de qualidade.

SITES CONSULTADOS

Nenhum comentário: