sexta-feira, 30 de abril de 2010

CAICOENSES DESBANCAM ISAAC NEWTON NA FILA DO BANCO DO BRASIL


Existe uma famosa lei da física que diz: Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. A partir desse principio diz-se que o seu oposto também é verdadeiro, ou seja: um corpo não pode ocupar dois lugares simultaneamente.

No entanto, em conversa informal com o meu amigo historiador Rafael Cunha – que também é viciado em estudos da física – descobri que o referido princípio da física tem sido desbancado pela física quântica e que já há experimentos que demonstram, pelo menos, que é possível uma particular ocupar dois lugares diferentes no espaço.

Para mim, que não sou tão fascinado pelos estudos da física como meu amigo Rafael, a idéia de dois corpos ocuparem dois lugares ao mesmo tempo parecia algo um tanto quanto absurda, apesar dele me explicar com argumentos claros, racionais e plausíveis.

Mas mudei de idéia ao refletir sobre um fato peculiar de nosso cotidiano caicoense, as filas de banco. Para ilustrar o meu pensamento contarei aqui um caso real vivenciado esta semana por mim e meu amigo Marcus Lineu numa longa fila da agência do Banco do Brasil em Caicó.

Estávamos no banco – Marcus e eu – para fazer o pagamento da inscrição do concurso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Fazia horas que escutávamos reclamações do povo, que a fila era muito grande, que deveria ter-se disponibilizado um caixa exclusivo para aquela operação como forma de agilizar o processo e etc, etc, etc,e tal. Foi quando, repentinamente, deu-se início a uma discussão cômica e inusitada. 

Uma senhora (X) acompanhada de um rapagão (Y) cortou a fila dizendo:

_ Chega, Y, seu lugar é aqui eu estou na frente desse moço (referindo-se a Marcus Lineu)

Diante dessa situação, movido por um surto de fúria e indignação, Marcus conteve-se e falou o mais educado possível:

_ Senhora, eu não a vi aí

E a discussão teve prosseguimento:

_ Eu estou aí sim, eu não to mentindo, pergunte a fulano se eu não estou aí. É porque fulano saiu, mas quando ele chegar ele vai dizer como eu estou aí (senhora X)

_ Tudo bem Senhora, eu não estou dizendo que você não esta aí, apenas digo que eu não a vi aí... Mas... Se você ta dizendo que tava aí está aí pronto, pode ficar ( disse Marcus Lineu já duvidando de sua saúde ocular).

Enquanto isso, o rapaz, Y, olhava com um ar de riso sínico e meio desconfiado. Eu, retraído no meu pequeno espaço na fila, perguntava-me mentalmente o que estaria a se passar pela cabeça de meu camarada Marcus para ousar discutir com uma mulher que estava acompanhada de um cara cuja palavra grande, literalmente, faz jus, pois se tratava de alguém com aproximadamente 2 metros e 10 centímetros de altura pesando mais ou menos uns 160 Kg.

No momento seguinte a senhora X explicou racionalmente, utilizando-se de elementos da física quântica, porque que aquele lugar lhe pertencia.

_ Estou aqui sim. Acontece que estava lá em cima resolvendo um negócio, mas eu também estava aí.
O rapaz, desconfiado que estava, desistiu do lugar que a senhora X iria lhe ceder gentilmente por algum valor em moeda corrente.

Mas o bom é que a gente pode, pelo menos, entender que realmente aquele lugar pertencia aquela “simpática” senhora. A explicação é simples: É que ela estava em dois lugares ao mesmo tempo.

A nossa ignorância a respeito dos avanços da física quântica impedia-nos de entender algo tão banal em nosso cotidiano. Reflexões posteriores me fez compreender que fatos como o relatado é comum nas filas de bancos, hospitais, postos de saúde de nossa bela cidade.

É assim! São coisas que acontecem na nossa Caicó!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

I Believe in 2013 - Eu Acredito em 2013



Há certo tempo foi lançada, com muito alarde, a produção cinematográfica “2012”, que mostra o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012 – data na qual, supostamente, os Maias marcaram em seu calendário para tal acontecimento.
A “moda” ou “paranóia coletiva” sobre a “Profecia Maia” não é tão recente. Ela sempre reaparece de tempos em tempos, há pelo menos 20 anos. E sempre causou e causa medo ou apreensão em todo o mundo.
Muito se fala sobre a data e que todos iremos ser destruídos junto com nosso planeta Terra. Porém, não devemos se desesperar, afinal, ainda falta dois anos para a catástrofe. Portanto, continuem a pagar suas contas em dia, ou aparecerá outra desgraça: seu nome no SPC ou Serasa...
Falando sério agora: O Mundo não vai acabar em 2012! A história sobre a Profecia Maia não passa de um fake ou trote. Vamos aos fatos.
A data do fim do mundo apareceu depois das conclusões de um pesquisador americano sobre achados nas ruínas maias localizadas no México. Na época, o pesquisador encontrou dados sobre a organização do calendário usado pelos maias.
Esse calendário foi baseado em precisas observações astronômicas, e se formava num ciclo de 26 mil anos, subdividido em ciclos de 5125 anos. E por sinal, seu último ciclo terminava em 21 de dezembro de 2012. Ponto final. Não havia (e não há) nada que indique que os maias previram essa data como a data do fim do mundo.
A “fatídica” data marca, sim, um alinhamento do sol com um “eixo central” da nossa galáxia, a Via Láctea. Esse “eixo” representava para o povo Maia a “Árvore de Vida”. E, sim, em 21 de dezembro o sol estará exatamente nesse eixo da galáxia. Aliás, esse processo de alinhamento já ocorre desde 1985, confirmando as precisas observações astronômicas dos Maias. Mas a dizer que desse alinhamento ocorrerá o fim do mundo é um tremendo exagero.
Outro ponto bem interessante da questão se refere aos finais dos ciclos no calendário Maia. Sempre que um ciclo de 5125 anos acabava, para eles, Maias, o “mundo” sempre acabava. Mas não no sentido literal, mas num sentido mais “místico”, ou como hoje se especula, no campo da consciência das pessoas.
Além disso, temos que ter em mente que os Maias por mais que pudessem fazer suas precisas observações astronômicas, eles jamais poderiam prever a sociedade moderna e, por conseqüência, jamais poderiam prever seu (no caso, nosso) fim.
Esquecemo-nos também que há uma diferença crucial que também não é levada em conta. Vamos, hipoteticamente, acreditar que os Maias soubessem que 21/12/2012 o mundo fosse realmente acabar. A pergunta é: qual mundo? Os Maias só conheciam um mundo, o deles, logicamente. Assim sendo, se eles estavam certos, a referência seria para o mundo Maia, o único que eles conheciam.
Sem contarmos que há uma diferença enorme no sentido dado a mundo e planeta. Literalmente, podem ser a mesma coisa, mas os Maias não os entediam juntos e de forma literal. Mundo é o que nós conhecemos como “aldeia global”, as pessoas e suas sociedades. Já planeta é o globo terrestre em si. A esfera azul, poeticamente descrita por Yuri Gagarin em 1961.
Assim, a pergunta fica: se os Maias se referiam a idéia de “fim literal” em 21 de dezembro (o que é muito pouco provável), seria o fim de que?
Há quem diga que a idéia de fim dos tempos em 2012 pode ter sido “plantada” por alguém interessado em plantar medo nas pessoas, para melhor controlá-las. Quem seriam os interessados? Os norte-americanos? É possível.
A tese de que a idéia do fim do mundo foi montada se baseia num fato bem curioso: já notaram quantos filmes retratam o apocalipse imediato. E que todos esses filmes se passam em território norte-americano?
As histórias de filmes como “Armagedom”, “Impacto Profundo”, Independency Day”, “Guerra dos Mundos” ou “O Dia Depois de Amanhã” se passam todos em cidades como Nova York. Nesses filmes são expostas as principais formas do possível fim do mundo que já foram previstas como impacto de meteoros, invasões alienígenas e o aquecimento global.
Vendo assim, 2012, tanto o filme quanto o ano, remetem imediatamente a lucros conseguidos através da exploração do medo coletivo da humanidade com seu próprio fim.
Ou seja, não há evidências de que o mundo vá acabar em 2012 nem em outro ano qualquer. Muito provavelmente, nosso planeta irá durar mais tempo do que podemos prever. Portanto, como dito em linhas anteriores, continuem a pagar suas contas e vistam a nossa camisa: “I Believe in 2013 – Eu Acredito em 2013!”

sábado, 10 de abril de 2010

Diante da violência do trânsito é de suma importância locais apropriados para o lazer


Ainda a respeito da imprudência cometidas no transito de nossa cidade, principalmente nos bairros mais afastados, sinto-me no dever de fazer algumas propostas que, se postas em prática pelos poderes públicos, ajudariam a amenizar a situação.

Não se trata exatamente de algo novo, pois tenho certeza de que as proposições que faço a seguir é do conhecimento de nossos representantes políticos. O que falta, a meu ver, é mais boa vontade e respeito com os cidadãos.

É preciso ampliar as oportunidades de lazer para as crianças, adolescestes, adultos e idosos em lugares apropriados, pois nas ruas eles estão correndo sério risco de vida.

Trata-se, contudo, de criar pelo menos uma área de lazer em cada bairro de nossa cidade, de preferência praças com espaços suficientes para as crianças correrem, andarem de bicicleta, para os jovens conversarem, namorarem, para os idosos baterem papo com seus camaradas, jogar seu dominó, seu gamão.

Cabe primordialmente aos nossos representantes – independente de partido, de estarem na situação ou na oposição – de viabilizarem este projeto, ou melhor, esta urgente necessidade.

Diante do que digo os nossos políticos podem até me julgar demagogo, que falar é fácil, difícil é fazer.
Eu sei que falar é fácil, mas eu não fui eleito, nem me candidatei a nada, portanto estou no meu papel de fiscalizar e falar.

Aos políticos, que se candidataram, fizeram promessas, se elegeram, cabe agora o mais difícil: Fazer.
Então façam!

Ta aí uma idéia, mostrem serviço!

Cuidado! Perigo nas ruas!

Preparem-se!

Os motores já estão ligados e roncando furiosamente.

Os veículos já estão posicionados. Lá vem a Largada! Começou!

De fato parece corrida, mas não é. Nem tão pouco trata-se de piada, pois o assunto é de extrema importância.

Trata-se da imprudência de motoristas, principalmente motoqueiros, que trafegam nas ruas de nossa cidade, por mas que estejam longe de autódromos comportam-se como se tivessem numa pista de corrida.
Ninguém está seguro diante deste problema que já podemos chamar de antigo, mas cuja solução parece-nos algo que ainda está num horizonte a perde de vista.

E isto acontece principalmente nos bairros mas periféricos, aonde as medidas de fiscalização e repreensão são mas escassas.

No Samanaú, onde eu moro, além do Silviano Santos e Boa Passagem, lugares aonde eu tenho oportunidade de observar melhor, constatamos um notório abuso e imprudência principalmente motoqueiros que desenvolvem alta velocidade, levantam o pneu e fazem acrobacia como se estivessem numa pista de MotoCross.

Tudo isto gera muita preocupação e aflição por parte dos moradores que vêem a hora perder seus filhos, netos e amigos ou de vê-los inválidos.

Portanto, deixamos aqui o nosso apelo às autoridades responsáveis. É preciso intensificar o policiamento, a vigilância, construir, mas lombadas nos bairros periféricos de nossa cidade.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

CELIBATO E PEDOFILIA



As constantes acusações de pratica de pedofilia por parte de membros do clérigo católico têm ocasionado uma imediata onda protestos e, conseqüentemente, de perda de credibilidade da religião católica.

Recentemente, na Europa, com destaque para Alemanha e Irlanda, e nos Estados Unidos, reiteraram-se as acusações de abusos sexuais cometidos por padres e de uma possível negligencia do papa Bento XVI com relação a esses fatos.

O mais novo capitulo dessa novela aconteceu na missa dessa sexta feira (02/04/2010), quando o pregador oficial do papa, Cantalamessa, fez uma declaração comparando as acusações contra a igreja católica e contra Bento XVI a uma violência coletiva semelhante ao anti-semitismo sofrido pelos Judeus.

O fato é que tais Declarações não foram bem recebidas por muitas pessoas em todo o mundo, principalmente aquelas que sofreram abusos sexuais praticados por clérigos. Além disso, membros de associações judaicas consideram tais declarações infelizes e inconseqüentes, uma vez que tal comparação minimiza fatos como o Holocausto (morte de 6 milhões de Judeus no período da 2º Guerra Mundial), do qual os Judeus foram vítimas.

O fato é que esta situação em que se encontra a Igreja Católica faz com que todos nós fiquemos diante de uma pergunta inevitável: qual seria as causas desse mal que a tanto tempo vem atingido a comunidade católica?

As primeiras respostas advindas da opinião popular podem parecer simplistas, mas, ao contrario, explicam com precisão a origem do problema: psicopatia, demência, falta de vergonha na cara, desumanidade etc, etc, etc...

Outro ponto que nos traz a uma reflexão diz respeito ao celibato. Seria mesmo necessário – para pregar o evangelho, para servir ao nosso senhor Jesus Cristo – passar a vida inteira sem ter uma vida sexual? Sem poder constituir família? Abster-se da alegria de brincar com os filhos e de vê-los crescer.

Sinceramente, a idéia de abstinência sexual e de celibato, sendo que esta ultima significa permanência no estado de solteiro, defendida na perspectiva de personalidades importantes da historia cristã – como o apostolo Paulo – me parece claramente insólita. Essa moral cristã se apóia na defesa de que a permanência no celibato seria condição indispensável para que o homem ou a mulher tivessem uma vida de inteira integra as causas divinas, desapegado das coisas mundanas, dos desejos da carne. Nas palavras do apostolo Paulo:

“Solteiro o homem está preocupado com as coisas do Senhor, a forma de agradar ao Senhor. Porém, o homem casado está preocupado com as coisas mundanas, como agradar a sua esposa, e seus interesses estão divididos. E a mulher solteira está preocupada com as coisas do Senhor, como ser santa no corpo e espírito. Mas a mulher casada está preocupada com as coisas mundanas, como para agradar o marido. Digo isto para seu próprio benefício, para não estabelecer qualquer restrição sobre você, mas para promover a boa ordem e para garantir o seu indiviso devoção ao Senhor." (versículos 32-35)

No entanto, nas historias de vida encontramos indícios de que a abstinência sexual podem está associadas a possíveis razões para a pratica da pedofilia. Alguns, hipocritamente, ou por paixão religiosa podem até negar tal suposição alegando que há casos de pedofilia também envolvendo pessoas casadas ou que há padres que, não conseguindo abnegar ao desejo da carne, relaciona-se com mulheres. A primeira argumentação eu refuto dizendo, simplesmente, que eu não seria tão inocente em afirmar que o celibato é a única causa da pedofilia, pois é lógico que este mal tem varias razões e variam de caso a caso. Em relação a segunda afirmação respondo que  o sujeito, covarde, que comete pedofilia sabe que a criança abusada sexualmente tem motivos e medos que a impede de falar, diferente de uma mulher madura, convicta de seus ideais, que não tem o que temer.

A idéia de que o celibato tem relações com casos de pedofilia encontra sustentação em psicólogos, como Umberto Galimberti.O celibato provoca o que ele chama de mutilação espiritual. A sexualidade, tanto na dimensão física do ato sexual como na afetiva e emocional das relações entre os indivíduos, seriam elementos constitutivos do espírito, de valores a como respeito, carinho, solidariedade entre outro. Sem a sexualidade o individuo vive, internamente, um conflito entre pulsões sexuais e agressivas, de um lado, e regras de contenção, de outro que desemboca em reações violentas como é o caso da pedofilia.

Reitero que não tenho a intenção de postular que o celibato é a causa absoluta e única para os casos de pedofilia envolvendo membros do clérigo, mas, acredito que é uma de suas raízes. Não digo que o fim do celibato tornará extintos os casos de abusos sexuais dentro da igreja, mas, acredito sim que isso faria diminuir a freqüência desses casos.

Não vejo, na atualidade, justificativas racionais para continuar penitenciando homens e mulheres por uma vida inteira de renuncia a sexualidade. Alias a própria bíblia diz: crescei e multiplica-voz. Afinal, a vida em família é, também, campo fecundo para produzir boas obras.