sexta-feira, 30 de abril de 2010

CAICOENSES DESBANCAM ISAAC NEWTON NA FILA DO BANCO DO BRASIL


Existe uma famosa lei da física que diz: Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. A partir desse principio diz-se que o seu oposto também é verdadeiro, ou seja: um corpo não pode ocupar dois lugares simultaneamente.

No entanto, em conversa informal com o meu amigo historiador Rafael Cunha – que também é viciado em estudos da física – descobri que o referido princípio da física tem sido desbancado pela física quântica e que já há experimentos que demonstram, pelo menos, que é possível uma particular ocupar dois lugares diferentes no espaço.

Para mim, que não sou tão fascinado pelos estudos da física como meu amigo Rafael, a idéia de dois corpos ocuparem dois lugares ao mesmo tempo parecia algo um tanto quanto absurda, apesar dele me explicar com argumentos claros, racionais e plausíveis.

Mas mudei de idéia ao refletir sobre um fato peculiar de nosso cotidiano caicoense, as filas de banco. Para ilustrar o meu pensamento contarei aqui um caso real vivenciado esta semana por mim e meu amigo Marcus Lineu numa longa fila da agência do Banco do Brasil em Caicó.

Estávamos no banco – Marcus e eu – para fazer o pagamento da inscrição do concurso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Fazia horas que escutávamos reclamações do povo, que a fila era muito grande, que deveria ter-se disponibilizado um caixa exclusivo para aquela operação como forma de agilizar o processo e etc, etc, etc,e tal. Foi quando, repentinamente, deu-se início a uma discussão cômica e inusitada. 

Uma senhora (X) acompanhada de um rapagão (Y) cortou a fila dizendo:

_ Chega, Y, seu lugar é aqui eu estou na frente desse moço (referindo-se a Marcus Lineu)

Diante dessa situação, movido por um surto de fúria e indignação, Marcus conteve-se e falou o mais educado possível:

_ Senhora, eu não a vi aí

E a discussão teve prosseguimento:

_ Eu estou aí sim, eu não to mentindo, pergunte a fulano se eu não estou aí. É porque fulano saiu, mas quando ele chegar ele vai dizer como eu estou aí (senhora X)

_ Tudo bem Senhora, eu não estou dizendo que você não esta aí, apenas digo que eu não a vi aí... Mas... Se você ta dizendo que tava aí está aí pronto, pode ficar ( disse Marcus Lineu já duvidando de sua saúde ocular).

Enquanto isso, o rapaz, Y, olhava com um ar de riso sínico e meio desconfiado. Eu, retraído no meu pequeno espaço na fila, perguntava-me mentalmente o que estaria a se passar pela cabeça de meu camarada Marcus para ousar discutir com uma mulher que estava acompanhada de um cara cuja palavra grande, literalmente, faz jus, pois se tratava de alguém com aproximadamente 2 metros e 10 centímetros de altura pesando mais ou menos uns 160 Kg.

No momento seguinte a senhora X explicou racionalmente, utilizando-se de elementos da física quântica, porque que aquele lugar lhe pertencia.

_ Estou aqui sim. Acontece que estava lá em cima resolvendo um negócio, mas eu também estava aí.
O rapaz, desconfiado que estava, desistiu do lugar que a senhora X iria lhe ceder gentilmente por algum valor em moeda corrente.

Mas o bom é que a gente pode, pelo menos, entender que realmente aquele lugar pertencia aquela “simpática” senhora. A explicação é simples: É que ela estava em dois lugares ao mesmo tempo.

A nossa ignorância a respeito dos avanços da física quântica impedia-nos de entender algo tão banal em nosso cotidiano. Reflexões posteriores me fez compreender que fatos como o relatado é comum nas filas de bancos, hospitais, postos de saúde de nossa bela cidade.

É assim! São coisas que acontecem na nossa Caicó!

Um comentário:

Rafael Cunha disse...

Cara muito bom! Como é que vc lembrou
disso ainda ????? E a ironia em relação a física e todo o resto deixou o artigo muito bom!