sexta-feira, 6 de julho de 2018

Temer descredencia mais de mil Unidades de Saúde da Família em todo o país


Através da Portaria 1.717, de junho deste ano, o Ministério da Saúde anuncia o descredenciamento de mais de mil Unidades de Saúde da Família em todo o país, prejudicando mais de 15 milhões de pessoas. “É incrível como o governo golpista ataca todas as mais importantes conquistas do povo brasileiro”, afirma Elgiane Lago, secretária de Saúde, licenciada da CTB.

A alegação para o descredenciamento é a de que essas unidades não cumpriram o prazo estabelecido pela Portaria de Consolidação de 28 de setembro de 2017 para o cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.

“Na verdade, desde que tomou o poder, Michel Temer vem efetuando cortes nas áreas sociais e em programas vitais para a vida da maioria da população”, acentua Lago.

O Programa Saúde da Família foi criado em 1994, mas ganhou projeção no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Recentemente o desgoverno fechou as 517 farmácias populares mantidas pelo Ministério da Saúde, mantendo somente as conveniadas, ou seja, diz Lago, “injeta dinheiro público em empresas privadas”

Insistentemente anuncia a extinção do Sistema Único de Saúde (SUS) para substituí-lo por “planos de saúde mínimos” com atendimento compatível. “Extinguir o SUS é acabar com a saúde de aproximadamente 90% da população brasileira”, diz a sindicalista gaúcha.

A política de preços de Temer não afeta somente o gás de cozinha, os combustíveis e a energia elétrica. Para Lago a autorização para que os convênios médicos reajustem em 10% os preços, bem acima da inflação denuncia “o caráter elitista desse governo. Isso prejudica principalmente os idosos, que mais necessitam de atendimento médico”.

“A saúde tem que ser tratada como um direito e não como gasto por qualquer governo. Nenhuma nação pode progredir se a sua população estiver doente e a reforma trabalhista somada aos cortes no orçamento estão adoecendo o povo brasileiro”, conclui Lago.


Portal da CTB

Nenhum comentário: