domingo, 13 de junho de 2010

O PROERD se destaca no combate as drogas e a violência em natal

Nos últimos anos notícias de violência escolar envolvendo alunos, professores, pais e membros de comunidades adjacentes a escola tem aparecido freqüentemente na imprensa nacional. Some-se a isso o crescente consumo de drogas, com destaque para o craque, entre crianças e adolescentes o que tem justificado a necessidades de políticas de caráter preventivo diante dessa lamentável realidade.

Haja vista a ameaça em que a clientela escolar de varias localidades do Brasil se encontra imersa tem surgido respostas em vários âmbitos da sociedade que tentam de algum modo frear o alastramento desse quadro. Merece atenção as ações levadas em prática pelo Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD) que surgiu de uma iniciativa da Polícia Militar do Rio de Janeiro e atualmente é desenvolvido em outros estados.

A história do PROERD vai alem dos limites territoriais do nosso país. O programa surgiu em 1983 em Los Angeles, nos Estados Unidos, com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education).

O PROERD é executado por policiais militares fardados e preparados para desenvolver ações em escolas com o intuito de criar condições para que crianças e adolescentes cultivem uma consciência de oposição as drogas, de modo que desenvolvam habilidades de reconhecimento de situações de perigo, capacidade para dizer não as drogas , aprenderem a resolver problemas de seu cotidiano, postarem-se como cidadãos ativos e responsáveis pelo destino de sua comunidade e seu país e construírem uma cultura de paz.

Como o próprio símbolo sugere o programa alicerça-se no trinômio escola, polícia e família sendo o apoio de toda comunidade essencial e indispensável para o sucesso das ações desenvolvidas pelos policiais militares uma vez que um dos objetivos do programa é o fortalecimento dos laços entre militares e civis no combate as drogas e a violência.

Ontem, sábado, dia 12 de junho de 2010, o PROERD Conseguiu uma importante vitória no Rio Grande Norte. Receberam certificado PROERD 9000 alunos de escolas públicas de Natal. A cerimônia foi realizada no estádio Machadinho, Natal-RN, e contou com a presença de um público de 10.000 pessoas.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte merece o reconhecimento de todos os potiguares por esse brilhante trabalho. Outro sim é a grande importância de que este tipo de ação seja continuada em Natal e outros municípios do Rio Grande do Norte, como a nossa querida cidade, Caicó-RN, que vem sendo corroída pelo craque. O exemplo do PROERD demonstra, portanto, que é possível vencer as drogas, a violência e devolver a esperança de um futuro mais dignos as nossas famílias.

Nenhum comentário: