sábado, 17 de setembro de 2011

Vai Cair...

Quem espera (ou esperava) que um milagre pudesse cair do céu no final da semana que vem, pode esquecer. E nem é porque seu santo protetor vai sair de férias, ou porque o céu entrará em greve, não mesmo. Já está decidido. O que cairá do céu entre sexta e sábado é um satélite.

Isso mesmo. Um satélite! Lixo espacial. Quer dizer, lixo hoje, porque quando foi lançado em 1991 pelo ônibus espacial Discovery, o satélite meteorológico UARS era uma jóia. Uma belezinha saindo do forno. Mas, no final de semana que vem, o UARS vai entrar em um forno.

A NASA divulgou ontem que o satélite desativado irá realmente cair. O problema é que ninguém sabe, exatamente, onde ele poderá cair. O que se sabe é a área do planeta onde ele pode atingir a superfície do planeta. Essa área está destaca da no mapa abaixo:



A expectativa é que, ao reentrar na atmosfera, boa parte do satélite UARS se desintegre devido ao atrito com o ar. O grande problema é que poderão ainda resistir a essa desintegração pedaços do satélite de até 150 kg. E um bólido de 150 kg caindo céu abaixo provoca um estrago e tanto.

O Brasil está na área possível da queda do satélite – o que é absolutamente normal, pois o Brasil, desde que foi eleito sede da Copa do Mundo de 2014 está em absoluta evidência nos eventos mundiais, e nesse caso, não seria diferente.

Bem, para nós brasileiros, fica uma estatística favorável. Já aconteceram quedas de objetos do espaço, como o SkyLab em 1979 e a antiga estação espacial russa Mir em 2001. Nesses eventos não foram registrados nenhuma vítima.

Até a própria NASA fez o favor de calcular a probabilidade de alguém na Terra ser atingido por um pedaço de lixo espacial: 1/3200 (uma chance em três mil e duzentas).

Vamos admitir: estatisticamente falando, a probabilidade é realmente baixa, Contudo, porém, todavia, entretanto, se você estiver caminhando ao ar livre entre a sexta-feira e o sábado que vem (23 e 24 de setembro), lembre-se de uma coisa: se alguém olhar para o céu e vir algo caindo, não pergunte se é um pássaro, um avião, ou se é o super homem.

P.S. Embora eu confie em estatísticas, já marquei uma viagem para o norte do Canadá, para ver a aurora polar, essas coisas. Estar no norte canadense no final de semana próximo, me garantirá escrever a postagem sobre a queda do satélite... Fui!

2 comentários:

Anônimo disse...

É triste a gente ouvir uma noticia que saiu hoje no rádio caicoense de que existes denuncias de que houve candidato a conselheiro tutelar que comprou votos pela quantia de 10 reais, na eleição do ultimo domingo. Sinceramente, uma pessoa dessa não deveria jamais assumir a cadeira de Conselheiro Tutelar. Essa pessoa deveria, se forem verdadeiras as denuncias, e para a cadêia. Se alguem por ventura, souber de alguma compra de votos em eleição de Conselho Tutelar, aqui em Caicó, ou em qualquer cidade, deve ligar para o órgão responsavel em Brasilia par investigar esse tipo de crime. O telefone do Órgão é: 32327000.

Anônimo disse...

Tá na hora do FORUM DE COMBATE A CORRUPÇÃO ELEITORAL DE CAICO, intervir nessa vergonha que nós estamos vendo em caico, ou seja, estão antecipando a forma eleitoreira que sempre predominou em caico nas eleições aqui realizadas. Nós estamos percebemos que nos últimos dias, duas fundações ligadas aos dois sistemas politicos de caico, estão indo aos bairros fazerm consultas medicas e entregando remedio ao povo.Esse trabalho tem que ser feito, por quem de direito, ou seja, o PLANO DE SAUDE DO POBRE que é o SUS. Há certa de 20 dias, duas tecnicas do SUS estiveram em caico, discutindo sobre a HUMANIZAÇÃO DAS AÇÕES DO SUS, e o que a gente vê, aqui em caico, é a saúde publica sendo utilizada por dois sistemas politicos, como moeda eleitoral. Diante disso perguntas tem que serem feitas. ONDE ESTÁ O MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL? ONDE ESTÁ O MINISTERIO PUBLIDO DA SAUDE? ONDE ESTÁ O CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE? ONDE ESTÁ O FORUM DE COMBATE A CORRUPÇÃO ELEITORAL DE CAICO? ONDE ESTÁ O GRUPO DE PARTIDOS QUE PRETEDEM FORMAR UMA TERCEIRA VIA EM CAICO?