quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MENSAGEM DE CONDOLÊNCIA AOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CAICÓ



 Caros amigos, camaradas que fazem a educação do município de Caicó,

Quero através desse espaço fazer uso de algumas palavras para externar o meu sentimento de repúdio a atual conjuntura de desrespeito e negação a dignidade dos trabalhadores que estão, todos os dias, fazendo funcionar as precárias unidades escolares desse município.

Quero, também, externar a minha solidariedade aos colegas que estão em dificuldade financeira e que ainda continuarão, pois mesmo com o pagamento dos salários de janeiro terão que pagar ao comercio e aos bancos dessa cidade com acréscimo dos devidos juros.

Preciso dizer, ainda, que como trabalhador da educação, que contribui para riqueza e desenvolvimento desse país – através da formação de futuros médicos, engenheiros, empresários e inclusive daqueles que muitas vezes se unem para nos oprimir – fico bastante entristecidos diante dos ataques que sempre temos sofrido dos poderes constituídos nesse município.

Infelizmente temos que admitir, envergonhadamente, que vivemos em um país cujas raízes se nutrem da ideia do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. É o mal e velho autoritarismo, que sobreviveu ao colonialismo, escravismo, ditadura varguista, ditadura militar e que encontra brechas para se afirmar nos sistemas normativos do império do capital.

Nesse momento, aqueles que se comportam como donos do poder e dos órgãos públicos dessa cidade, homologam a tirania, nos pedem paciência, nos intimam a ser solidários aos seus interesses.

Porém, aqui cabe alguma indagações: quem será solidários com os trabalhadores da educação municipal de Caicó? O comercio e os bancos vão abrir mão das contas e dos juros que temos a pagar? O supermercado vão abrir crédito para fazermos as nossas cestas super básicas? A COSERN e a CAERN vão ser pacientes com nossas tarifas? Quem será solidário as nossas angustias.

Porém, mesmo diante dos vários modelos autoritários que já existiram nesse país os trabalhadores sobreviveram bravamente.

Já derrubamos os autoritarismos do passado, podemos sim vencer o autoritarismo do presente.

Portanto, encerro minhas palavras fazendo mais um apelo aos camaradas da educação de Caicó:

Não desistam!

Juntos somos muito mais fortes que eles, nos tornamos verdadeiros gigantes.

Com certeza, persistindo na nobre causa da educação, um dia conseguiremos mudar a cara dessa cidade e desse país.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Profissionais da Educação realizam arrastão pelas principais avenidas do Centro de Caicó

 



Aconteceu no fim da tarde de ontem (29) o Arrastão da Educação de Caicó intitulado "Me dá o dinheiro aí". O movimento que saiu da Praça do Coreto, na Avenida Seridó, e percorreu algumas das principais avenidas do Centro de Caicó foi uma das formas de luta encontrada pelos servidores para exigir o pagamento integral e imediato do salário de dezembro de 2012 de todo o quadro. 


 O movimento contou com a participação dos movimentos sindicais, o Pólo Sindical do Seridó, representantes da CUT-RN (Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte), da FETAM-RN (Federação dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte), além, é óbvio, de funcionários, ASGs e Professores do município. 

Segundo o Professor Thiago Costa, ele que também é diretor da Escola Municipal Severina Brito no Bairro Samanau, Não é justo que os funcionários tenham trabalhado durante todo o mês de dezembro e de repente chegue uma proposta de pagamento que não atenda toda a categoria, um pagamento parcelado. "Nós não trabalhamos de pedaço, nós não trabalhamos revezadamente, nós trabalhamos todo o mês, disse Thiago Costa. 


A presidenta do Sindicato do Servidores Públicos Municipais, Joseana Soares, avaliou o arrastão como sendo muito proveitoso. Para ela foi

histórico, pois mais uma vez os profissionais da educação conseguiu abrir o carnaval de Caicó, chamando assim a atenção da população, não só do município, mas de todo o Rio Grande do Norte. "Foi muito interessante o apoio que a população nos deu durante o percurso. Quando nós nos reunimos em assembleia e decidimos pelo a arrastão, nós entendiamos que é um movimento pacífico, mas é um movimento também de alerta para chamar a atenção de toda a sociedade de caicoense, a sociedade do Seridó com também de todo o Rio Grande do Norte", frisou Joseana Soares.

Toda a entrevista que a presidenta concedeu ao nosso blog e ao Jornal Notícias da Semana que será exibida neste próximo sábado às 14 horas na rádio Caicó AM.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO SÃO COLOCADOS A MARGEM DO CARNAVAL



E os servidores da educação? Como eles vão brincar o carnaval?

Os salários de janeiro, que é o que prefeito se dispõe a pagar, só vão da pra pagar as contas do mês de dezembro e pra comer.

É assim que se faz o carnaval pra todos? 

Sem o salário de dezembro ficamos excluídos do carnaval, que é a verdadeira prioridade desse início de governo.

Nós, que trabalhamos o ano inteiro, tivemos as piores férias de nossas vidas, sem nenhum tostão no bolso, sem poder oferecer o mínimo de lazer pra nossa família.

E nesse momento, o prefeito e parte  dos meios de comunicação, só falam em carnaval.
Pior, criam a idéia descarada que esse evento trás algum desenvolvimento pra essa cidade.
Agora eu pergunto: Aonde é que biscate é desenvolvimento?

Biscate pode ser ilusão, cala boca, viração qualquer coisa, menos desenvolvimento.

Educação, isso sim, gera pessoas mais instruídas, éticas, preparadas para o mercado de trabalho, para serem empreendedores, para exercer seu papel político, para serem cidadãos de bens.

Educação, isso sim, gera desenvolvimento de verdade.

Em cima dessas ilusões criam a falsa idéia de que o carnaval é de todos.

Pois saibam que os servidores da educação de Caicó não fazem parte desse todo, mais uma vez somos colocados a margem por um governo dessa cidade.

Mas o carnaval é desenvolvimento!

Cidadãos, esse é realmente o desenvolvimento do qual precisamos?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO FARÃO A ABERTURA DO CARNAVAL DE CAICÓ COM ATO PÚBLICO CONTRA ATRASOS DOS SALÁRIOS DE DEZEMBRO


Diante da situação humilhante a qual tem sido imposta aos trabalhadores da educação de Caicó, o Sindicatos dos Servidores Públicos dessa cidade, o SINSERV, reuniu-se extraordinariamente para discutir sobre o atraso do mês de dezembro e deliberarmos sobre o que fazer perante a essa negação descarada de um dos mais sagrados direitos trabalhistas.

A categoria está consciente das dificuldades financeiras do município. Porém, também é consenso que se há alguém que não tem nenhuma culpa no cartório somos nós, que demos nossos expedientes integralmente, sem nenhum revezamento ou parcelamento na carga horária.

Acreditamos que todos os três nomes que disputaram a prefeitura de Caicó tinham conhecimento de que não iria, caso eleito, nadar em um mar de rosas. Quem se propõe a está à frente da administração de uma cidade deve está consciente dos nós que terá que desatar e de que suas atitudes não devem causar prejuízos para os trabalhadores, afinal, somos nós quem mais contribuímos para o desenvolvimento dessa cidade.

Outro sim, questionou-se sobre a razão que impede o atual gestor de apresentar a categoria extratos detalhados das movimentações da conta do FUNDEB a título de esclarecer, passo a passo, os rumos tomados por esse dinheiro. Além disso, se realmente houve má conduta administrativa da gestão anterior, o atual gestor já provocou a justiça para dar uma resposta sobre o caso?

Sendo assim, na reunião de hoje os trabalhadores também reafirmaram que não há interesse em aceitar a péssima proposta que nos foi apresentada, que além de fracionaria não contempla a maioria dos servidores.

Podemos perceber, no relato dos servidores, as várias situações constrangedoras pelas quais muitos têm passado: ameaça de inclusão do nome no SPC e SERASA, cobranças de prestações atrasadas ameaçam de corte de fornecimento de água e energia, ameaças de despejo em razão de aluguel atrasado etc.

Peço, aqui, a atenção da sociedade perante a esse ataque contra dignidade humana. É muito fácil pedir paciência quando se está com a barriga cheia.

Os trabalhadores da educação de Caicó precisão da solidariedade da população dessa cidade, a quem servimos com tanto zelo e dedicação na difícil tarefa de formar cidadãos e no intuito de construirmos uma sociedade melhor.

Portanto, perante toda essa lamentável situação, os trabalhadores da educação mais uma vez serão obrigados a abrirem o carnaval de Caicó. Um carnaval diferente, pois ao invés de usarmos mascaras tiraremos as mascaras que escondem a Caicó de verdade.

Assim, nessa terça feira, dia 29/01/2013, saindo da Praça da Liberdade, acontecerá o grande arrastão dos trabalhadores da educação abrindo o carnaval de Caicó.

Contamos com a sua presença.

Seja solidário a essa causa.

Participe!