O CULTO A SANT´ANA
O culto público de Sant´Ana, aprovado pela Santa Sé, data de 1378, ano que o Papa Urbano VI o permitiu aos católicos da Inglaterra. Em 1584, por Gregório XIII, foi confirmada essa aprovação e fixada a festa de Sant´Ana para o dia 26 de julho. Leão XIII, em 1879, estendeu a toda a Igreja. No Oriente, a devoção a Sant´Ana é muito mais antiga. São Tiago, em seu proto-evangelho, diz que Joaquim e Ana, pais de Maria, eram donos de certa fortuna, tendo, por isso, uma vida abastada. As suas rendas anuais eram divididas em três partes, distintas: - duas delas eram destinadas aos pobres e ao templo, sendo a outra, reservada para sí. Eram felizes, mas se afligiam por não ter um filho. Nas orações que fazia a Deus, Joaquim, por isso, se lastimava. Certo dia, através de um anjo, os pais de maria tiveram a seguinte revelação: "Joaquim, disse o mensageiro de Deus, tua oração foi ouvida. Uma filha te será dada, a quem dará o nome de Maria. Desde a sua infância será consagrada a Deus e cheia do Espírito Santo. Sant´Ana teve a mesma revelação. Assim diz a lenda. Não se sabe, portanto, o que nela há de verdadeiro. As relíquias de Sant´Ana teriam sido transportadas da Palestina para Constantinopla, no ano 170 da nossa era. De lá foram distribuídas entre muitas igrejas do Ocidente. Existe, na Igreja de Sant´Ana, em Duren (Renânia), uma relíquia da mãe da Santíssima Virgem. A devoção a Sant´Ana existente no Brasil, foi trazida pelos colonizadores portugueses, que a transmitiram a sucessivas gerações.
No Seridó, o oculto a Sant´Ana é prestado desde 26 de julho de 1748, data em que a Igreja e o povo do Seridó começaram a celebrar os louvores de sua padroeira, apresentando-lhe suas preces. Caicó pertenceu durante muito tempo á freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó-PB. Esta dependência vigorou até abril de 1748, quando o Bispo de Pernambuco, D. Luiz de Santa Tereza ordenou que o Visitador Manoel Machado Freire, criasse a Freguesia de Nossa Senhora de Sant´Ana. No ano de 1748 foi criada a freguesia da Gloriosa Santa´Ana do Seridó. No dia 26 de julho do mesmo ano, dia de Santa´Ana, foi erguido um Cruzeiro pelo padre Francisco Alves Maia, iniciando-se a construção da atual Catedral de Sant´Ana. O local escolhido foi uma planície, já que o terreno da antiga capela de Sant´Ana (ruínas do Forte do Cuó, próximo ao Hospital Tiago Dias) do Sítio Penedo era de difícil acesso por ser uma área muito pedregosa e acidentada. Como Padroeira dos Sertões potiguar e paraibano, Sant´Ana tem inspirado grande fé no povo, a ponto de ser considerada pelos seus devotos, seu elo entre Deus e a salvação. O maior acontecimento sócio-religioso, não apenas de Caicó, mas de toda região seridoense, é a Festa de Sant´Ana. Daí a razão de se dizer que este evento representa a Festa da Família; do Encontro; da Recordação; da Esperança, enfim, simboliza a Festa do Amor e da Fé.
Por ocorrência deste acontecimento, que se inicia na quinta-feira da penúltima semana do mês de julho, prolongando-se por 10 dias, Caicó recebe pessoas de toda região, e de vários recantos do pais, superlotando os hoteis da cidade, bem como os lares das famílias que acolhem seus parentes vindos de fora, inclusive amigos destes que vêm até Caicó, para concelebrarem os louvores de sua Padroeira, a Senhora Sant´Ana. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário