terça-feira, 11 de agosto de 2015

DIREÇÃO ESTADUAL DO PCdoB-RN RECEPCIONA FILIAÇÃO DE CIÇÃO

Campeão de votos na última eleição 2014, disputando uma cadeira de deputado federal, caicoense Cição assinará ficha de filiação dia 20 de agosto em ato político em Caicó

Para PCdoB, Cição é um nome que precisa ser respeitado como todo militante comunista

Em reunião realizada na sede do Partido Comunista do Brasil em Natal, o presidente da direção estadual do Partido, Antenor Roberto recebeu o agricultor caicoense, Cícero Vale da Silva, Cição, que passará a fazer parte dos quadros de filiados militantes do PCdoB em Caicó.

Cição foi candidato nas últimas eleições e obteve importante apoio popular e deverá ser candidato a vereador pela legenda comunista nas eleições de 2016.

Na companhia do presidente do Comitê Municipal de Caicó, Joseilson Ferreira, Cição declarou a Antenor que pela primeira vez está indo para um partido que o respeita e considera sua história de cidadão humilde, saído das bases populares, mas que tem muito a contribuir com Caicó e com o futuro das lutas do PCdoB na região do Seridó.

Além de Cição, o PCdoB estará recebendo novos filiados e filiadas em mais um ato político no dia 20 de agosto às 19 horas no auditório da Câmara Municipal de Caicó. O evento será aberto ao público.

Justiça determina intervenção judicial no Hospital do Seridó

 Hospital do Seridó

A juíza federal Sophia Nóbrega Câmara Lima prolatou sentença determinando a intervenção no Hospital do Seridó, ligada à Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, por 120 dias e prazo prorrogável por igual período.

Três servidores, dois ligados ao Município e outro da IV Ursap, devem compor a Junta de Intervenção. Segundo a magistrada, um membro da Fundação Carlindo Dantas, mantenedora do Hospital, acompanhará as reuniões do grupo, mas sem poderes de decisão.

domingo, 9 de agosto de 2015

Em nota, UJS convoca juventude a ocupar as ruas em defesa da democracia


"A UJS convoca sua militância para ir às ruas no dia 20 de Agosto entendendo que a defesa da democracia passa também por lutar pela retomada do crescimento econômico"




A Comissão Diretora Nacional da UJS, reunida nesta segunda-feira (3) em São Paulo, avaliou o acirrado cenário político do Brasil e tirou um posicionamento claro para o novo capítulo da disputa das ruas previsto para esse mês de agosto. A direita, os neofascistas e a grande mídia, desejosos de um novo golpe político, mobilizam para o dia 16 deste mês. A UJS e diversas organizações do movimento social mobilizam o povo para, no dia 20, fazer a defesa do seu bem mais caro: a democracia.

Não poderia ser diferente. Exatamente nessa data, há 27 anos, a Assembleia Nacional Constituinte aprovava o fim da censura e da tortura. Dois anos antes, entidades como a UNE e a UBES foram retiradas da clandestinidade. Em 1984, nascia a UJS, desde a concepção vocacionada à democracia e entusiasta das lutas pela ampliação dos direitos populares.

Somos herdeiros diretos daqueles que tombaram no Araguaia, vítimas do terrorismo de Estado, por se disporem a lutar por um Brasil justo e democrático. A UJS tem no DNA as marcas de toda uma geração que foi submetida às piores condições de vida por conta de um projeto que espalhou miséria e terror aos que ousavam discordar da condução política dos militares.

Por conta disso, consideramos nefasta a iniciativa odiosa de uma parcela da população contra Dilma, seus aliados, a esquerda e os movimentos sociais. Motivados pela histeria da cobertura da grande mídia, multiplicam-se agressões a pessoas que nutrem simpatia pelos movimentos populares, ataques a sedes municipais e estaduais de partidos de esquerda e expressões neofascistas.

A ponto de, na última quinta-feira (30), explodirem uma bomba na sede do Instituto Lula, o que já pode ser considerado uma das atitudes mais absurdas da história recente da política nacional.

Condenamos as iniciativas de parte da direita de buscar voltar ao poder central do país por meio do tapetão. Contam, para isso, com os excessos da operação “Lava Jato”, cuja condução do juiz Sérgio Moro tem levado à prisão pessoas que se encontram na condição de suspeitas em meio às investigações, como a ocorrida na manhã dessa segunda-feira (3) com José Dirceu.

Nosso país precisa retomar o curso do desenvolvimento nacional, com mais empregos, geração de riquezas, distribuição de renda e justiça social. As empresas nacionais, tanto públicas quanto privadas, são um ponto fundamental nesse sentido. A despeito de investigar esquemas de propinas na Petrobras, a “Lava Jato” levou à prisão executivos das principais empresas que mais se prepararam tecnologicamente para conduzir os empreendimentos ligados ao desenvolvimento nacional, como as obras de expansão da Petrobras. Condenamos todo e qualquer ato de corrupção, no entanto, é preciso resguardar a engenharia nacional e toda a cadeia produtiva por ela desenvolvida.

A ação do consórcio oposicionista tem elevado grau de coesão. Atento a esses movimentos, o tucano José Serra apresentou no Senado um projeto de lei que desobriga a Petrobras ser operadora única e ter a participação mínima de 30% na exploração do pré-sal.


Que os mais ricos paguem pela crise


Defendemos um ajuste fiscal onde os ricos paguem a conta. Os seguidos aumentos da taxa Selic, privilegiam os investimentos no capital especulativo, inibem os investimentos no setor produtivo e aumentam sobremaneira a dívida pública. Defendemos que as saídas mais coerentes para a crise sejam saídas como: a taxação das grandes fortunas e heranças, taxação das remessas de lucros das grandes empresas transnacionais, dos bancos e a repatriação de fortunas não declaradas, mantidas em paraísos fiscais. De uma reforma tributária que tribute as rendas e não o consumo.

A UJS convoca sua militância para ir às ruas no dia 20 de agosto entendendo que a defesa da democracia passa também por lutar pela retomada do crescimento econômico e recolocar o país nos trilhos do desenvolvimento.

Às ruas, numa frente ampla, contra o golpe da direita e por uma agenda de novas conquistas para a juventude e para a classe trabalhadora.

No dia 20, o Brasil vai se unir contra o golpe e em defesa dos direitos e da democracia



Uma das pautas que vão marcar o grande ato do próximo dia 20, no Brasil, convocado pelos movimentos populares, é a defesa da saída de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), da presidência da Câmara dos Deputados. Acusado de ter recebido R$ 5 milhões em propina por um delator da Operação Lava Jato, o parlamentar responde a inquérito no Supremo Tribunal Federal.

Cunha é um dos principais defensores e articuladores políticos de projetos considerados retrógrados pelo campo progressista da sociedade brasileira, como a redução da maioridade penal, a terceirização ilimitada e o finaciamento empresarial de campanha política.

O “Fora Cunha!” é um dos três eixos que norteiam os protestos, de acordo com o manifesto divulgado pela frente do movimento, intitulado “Tomar as ruas por direitos, liberdade e democracia”. No documento, Cunha é apresentado como um “retrocesso e um ataque à democracia”.

O segundo ponto destacado é uma crítica ao ajuste fiscal: “Que os ricos paguem pela crise!”. Defende medidas econômicas que não penalizem os mais pobres, como a taxação das grandes fortunas, dos dividendos e das remessas de lucro e uma auditoria da dívida pública.

O terceiro eixo pede uma plataforma popular para o enfrentamento das desigualdades da sociedade brasileira e propõe uma saída para a crise à esquerda: “Diante dos ataques, a saída será pela mobilização nas ruas, defendendo o aprofundamento da democracia e as reformas necessárias para o Brasil: reforma tributária, urbana, agrária, educacional, democratização das comunicações e reforma democrática do sistema político”.

Este novo dia de luta está sendo contruído por uma grande rede de ação popular formada por centrais sindicais, como a CTB e a CUT, movimentos estudantis, UNE e Ubes, movimento dos trabalhadores sem teto (MTST) e mídias alternativas como Fora do Eixo e Mídia Ninja, entre outros segmentos progressistas da sociedade.

Brasília que se prepare, a Marcha das Margaridas vem aí!



 


A mobilização para a 5ª Marcha das Margaridas cresce a olhos vistos. As organizadoras garantem que representantes das mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas de todo o país estarão em Brasília na terça-feira (11) e quarta-feira (12) para levar ao Congresso Nacional e à presidenta Dilma as reivindicações das brasileiras para conquistar mais direitos e uma vida digna e sem violência. O Portal CTB faz um breve giro por alguns estados como um aperitivo do que será o maior movimento de mulheres do mundo na capital federal. A organização estima que marcharão em Brasília cerca de 70 mil mulheres.

Alagoas

A comitiva alagoana formada por mulheres rurais deixa Maceió, no domingo (9), a partir das 16h. As margaridas de Alagoas estarão lotando dez ônibus cedidos pelo governo do estado. A comitiva conta ainda com a ajuda da Cese, que foi responsável pela doação da alimentação que será fornecida as trabalhadoras rurais.

Bahia

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia organiza a Marcha no estado e mobiliza as trabalhadoras rurais para marchar por liberdade e democracia com efetiva participação das mulheres, em defesa de seus direitos e por políticas públicas construídas com respeito às diversas identidades, que ajudem na desconstrução de padrões patriarcais e sexistas, valorizem tradições, culturas, os saberes regionais e protejam a sociobiodiversidade e o patrimônio genético. Vários ônibus viajarão para o planalto central levando a alegria e as reivindicações das margaridas baianas.

Distrito Federal

As organizadoras da Marcha no Distrito Federal farão panfletagem no aeroporto e na rodoviária de Brasília. Também prometem acolher e encaminhar as margaridas que chegarão de todos os cantos doa país. Para a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-DF, Samara Nunes, “é importante estarmos nesta luta com a Contag. Temos que ir para rua pedir que as políticas em relação ao gênero avancem. A CTB está mobilizada - vamos participar dos eixos temáticos, principalmente nas discussões voltadas à violência contra a mulher”, afirma.

Sessão solene senado margaridas

Além da mobilização das margaridas, o Congresso Nacional fará na quarta-feira (12), às 11h, uma sessão solene em homenagem à Marcha das Margaridas. A solenidade acontecerá no Plenário do Senado Federal. A iniciativa é do deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE) e da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e acontece durante o calendário de mobilizações da Marcha.

Goiás

As goianas já têm uma audiência marcada com o governador do estado, Marconi Perillo, para entregar-lhe a pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas de 2015. Sandra Pereira de Faria, secretária de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás, assegura que Goiás leve cerca de 3 mil margaridas para Brasília. Ailma Oliveira, presidente da CTB-GO garante que somente a CTB estadual viaje com quatro ônibus “repletos de alegria, mas com a responsabilidade de marchar em defesa do Brasil que sempre sonhamos e começamos a construir em 2003”.

Minas Gerais

A CTB-MG juntamente com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) promete levar 20 ônibus, com cerca de duas mil mulheres. A saída será dia 9 às 20h, com os ônibus saindo dos 16 polos sindicais formado pelos municípios de Paulistana, São Raimundo Nonato, Vale do Gurguéia, Curimatá, Miguel Alves, Teresina, Esperantina, Picos, Oeiras, Canto do Buriti, Simplício Mendes, Floriano, Médio Parnaíba, Valença, Piripiri, Campo Maior e Parnaíba. Todos os ônibus vão se encontrar em Corrente, e daí em diante seguiremos juntos.

De acordo a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alaíde Bagetto, a Fetaemg, por meio da Comissão Estadual das Trabalhadoras Rurais, está mobilizando cerca de 2.500 mulheres para marcar sua participação em 2015. “Às vezes a mulher ainda é muito dependente do homem. Até pra ela participar, precisa pedir autorização. Mas aos poucos, devagarzinho, comendo pelas beiradas, a gente consegue emancipar todas as mulheres. Estamos com a expectativa de ser a maior delegação de Minas Gerais, com mais de 60 ônibus. Esperamos fazer uma grande mobilização, para mostrar realmente que, com esta quinta marcha, nós queremos mesmo é mulher na política, é mostrar que a mulher pode ocupar o lugar que é dela de fato mesmo”, afirma.

Paraná

Cerca de 450 trabalhadoras do campo do Paraná se somarão às brasileiras que juntas marcharão, no dia 12 de agosto, até a Esplanada dos Ministérios em busca de mais respeito e autonomia. A caminhada faz parte da 5ª Marcha das Margaridas, que acontece a cada quatro anos em Brasília, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e com a participação de todas as federações filiadas, entre elas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná.

Piauí

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI) mobiliza uma grande caravana rumo à 5ª Marcha das Margaridas em Brasília. De acordo com a Secretaria Estadual de Mulheres Rurais da FETAG-PI, Francisca Gilberta (Caçula), o Piauí vai marcar presença nessa grande ação de massa que é a Marcha das Margaridas.

Rio Grande do Sul

Quinze mulheres ansiosas reuniram-se essa semana em Putinga, distante cerca de 200 km da capital gaúcha para receber os chapéus e as camisetas que vão ser usadas na 5º Marcha das Margaridas, em Brasília, no dia 12 de agosto. Conforme Sônia Bertuzzo, vice-coordenadora de mulheres da Regional Serra do Alto Taquari, “elas estão prontas, é só emoção”. Na bagagem, além das roupas, em especial a que vai ser usada na marcha, um bocado de esperança e a identidade, não apenas o documento.

Elas garantem embarcar com sua identidade como sujeitas da história que pode evoluir e ser melhorada a cada dia. A identidade de agricultoras, mulheres guerreiras de todas as raças, cores e regiões deste imenso Brasil, que carregam sonhos e desejos em comum. Sônia conta que as mulheres relataram que o medo da viagem é superado pela expectativa de pisar no chão de Brasília e juntar-se às mulheres de todos os cantos do país. Serão milhares de gaúchas marchando para o Brasil continuar avançando.

Rondônia

São mais de 400 mulheres que saem no domingo (9), em num total de oito ônibus, de todos os cantos do estado, empoderadas do sentimento de seu protagonismo em apresentar propostas para avançar na construção da democracia e da igualdade para as mulheres, na conquista de visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.

A secretária de mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, Izabel de Oliveira, enaltece a importância da Marcha e seu papel fundamental em grandes conquistas às mulheres do campo e também da cidade. “A marcha é uma ação estratégica do Movimento Sindical, que foca o reconhecimento, a liberdade e o respeito às mulheres trabalhadoras rurais com sua participação no movimento sindical e na sociedade”.

Santa Catarina

Para a coordenadora estadual de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, Agnes Weiwanko, “representar as milhares de mulheres do campo na Marcha é uma grande responsabilidade. São trabalhadoras rurais que ajudaram a construir o desenvolvimento de nosso estado, seja no trabalho da roça ou educando seus filhos, ajudando nas tarefas de casa. Hoje a mulher do campo tem direitos assegurados e isso se deve a organização sindical e a vontade delas em se engajar na causa”, disse Agnes convidando as mulheres a conhecer e se associar a um sindicato filiado a Fetaesc. Ela promete levar ao menos 500 margaridas catarinenses para marchar em Brasília.

São Paulo

Juntamente com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo a CTB-SP deverão levar pelo menos três ônibus completamente lotados para marchar na capital federal. A secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-SP, Gicélia Bitencourt, garante que serão realizados diversos atos públicos na capital paulista “tendo como pauta o combate a violência contra a mulher e ao racismo. “A violência contra a mulher é um fenômeno histórico fruto das desigualdades de gênero assim também como, de classe, etnia, sexualidade e nas relações sociais. Não é possível compreender essas relações sem analisar o contexto histórico e social”, defende Gicélia.
“Prendemos fortalecer a nossa lutar através de mobilização e realização de encontros temáticos, divulgação da Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha, buscando apoio junto a órgãos específicos de combate a violência de gênero realização de seminários e debates”, reforça.

UNE também marchará

A direção da União Nacional dos Estudantes (UNE) promete lotar Brasília com a irreverência da juventude “que não foge da raia a troco de nada”. Para a diretora de mulheres da UNE, Bruna Rocha, a Marcha das Margaridas é uma agenda fundamental, pois dá centralidade à pauta de mulheres historicamente marginalizadas, mulheres campesinas, das águas e florestas. ‘’ Neste momento difícil que vivemos em nosso país, é imprescindível ter estas atrizes marchando em Brasília contra a direita golpista, contra o agronegócio, lutando por mais democracia e justiça social, e por um novo modelo de produção, sustentável, criativo e solidário, que não viole nossas vidas e nos inclua no desenvolvimento de nosso Brasil’’, destaca.

PARA MARCOS NÓBREGA.





Em outros tempos, amanhã seria um dia muito feliz!

Porém, com a sua partida, amanhã será muito mais do que um dia muito feliz!

Continuará sendo um dia feliz, por que hoje sou pai, e sou um pai bem melhor do que seria se não tivesse sido agraciado, pelo acaso, com a sua paternidade.

Pois a sua paternidade é parte do homem e do pai que sou.

Amanhã é muito mais do que um dia feliz, é um dia emocionante.

É um dia a se comemorar o que sou rememorando quem me ajudou a ser.

Papai, o almoço do domingo, gostoso, feito por mamãe, precedido daqueles copos de cerveja que tomávamos antes, não terá mais o sabor da sua presença.

Mas, com certeza, papai, será temperado, tendo o sabor refinado, de lembranças.

Quem teve um pai da sua magnitude não tem o direito de ficar triste no dia dos pais.

Com seus defeitos e qualidades, humano a cima de tudo.

Austero, rigoroso, exigente e disciplinador – um pai educador à sua época!

Se tomava uns copinhos a mais...Tudo bem, como dizias: faça o que eu digo e não faça o que eu faço!

Homem honesto, trabalhador, destemido, determinado.

Opaaaaaa! Nunca me esquecerei dessa sua famosa interjeição com a qual saudava a todos!

A robustez e alegria dessa sua saudação quebrava qualquer gelo, animava, refletia a positividade de sua existência.

Presente, afetuoso, clemente e acima de tudo amoroso a mulher e filhos.

Não tenho dúvidas, o dia dos pais será sempre um dia muito feliz.

Será sempre um dia a te rememorar com alegria!

Papai, Obrigado por ter me escolhido, acolhido, me educado e me amado como filho!

Daí, do céu, ao lado de Deus e de outros entes seus, receba o meu feliz dia dos pais!

E que esse dia seja sempre alegre na vida de todos os pais e filhos desse mundo!