domingo, 7 de setembro de 2014

CARTA ABERTA AOS ADOLESCENTES E A JUVENTUDE DE CAICÓ



Sobre o aumento da criminalidade e de seu processo de doutrinação


Por Professor Thiago Costa



Boa noite, venho através desse espaço me dirigir a todos os adolescentes e jovens da nossa querida cidade, Caicó, convidando-os a refletir sobre alguns fatos que acredito ser de interesses de todos e que se relacionam com a expansão do tráfico, do consumo de drogas e o que é pior, o aumento da apologia ao crime.

Tenho notado que está existindo uma espécie de “pedagogia” do crime em nossa cidade, algo como uma doutrinação. Minha impressão é que aqueles que têm buscado ampliar o crime e o mercado de drogas na nossa cidade não têm agido de forma desinteligente, pelo menos é a impressão que tenho quando observo a forma como buscam aliciar os menores de idade e a nossa juventude.

Primeiro o aliciamento se dar fora das escolas; posteriormente, eles parecem recrutar um grupo de seguidores pré-adolescentes, adolescentes e jovens os quais rodam as escolas, fazem amizades com outros, criam vínculos, compartilham fotos e musicas pelos celulares e pelas redes sociais na Web que reforçam a apologia ao crime; criam linguagens corporais compostas de gestos, estilos de vestimentas e símbolos como uso de crucifixos com cores variadas.

Desse jeito parece que tem se forjado, aparentemente de modo intencional,  uma cultura particular de apologia na qual num primeiro momento esses jovens e menores de idade tomam como moda, brincadeira, mas, que em muitos casos têm sido a porta de entrada para as drogas e a criminalidade, quando se passa a ser recrutado para serem os próximos “aviõezinhos”, divulgadores e “ heróis” da comunidade.

Quando falo em heroísmo, falo em uma postura que me parece fazer parte dessa suposta metodologia de doutrinação, aonde o “boy” (na linguagem do grupo) é, além de um amigo, uma espécie de herói urbano disposto a defender a todos da comunidade da ameaça de seus rivais.

Ou seja, parece que há uma inteligência por traz de tudo isso atuando justamente no foco, aonde não tem chegado o estado, a sociedade e a família. É no vácuo afetivo, na ausência de politicas mais eficientes de inclusão social, de acolhimento, de oportunidade. É na ausência de vinculo afetivo deixado pelas famílias, pelos lideres comunitários, por uma parcela de educadores que tem dificuldade em entender a cabeça da juventude e de se aproximar (dentre os quais eu me incluo) que esses “pedagogos” do crime têm atuado. Precisamos rever os nossos conceitos e nossa maneira de lidar com essa nova geração.

Porém, mesmo reconhecendo a divida do estado, da sociedade, da família e a minha também quero pedir, diante dos fatos que temos vivenciado, que os adolescentes e os jovens estejam alertas, que sejam mais reflexivos.

Músicas que fazem apologia a criminalidade, ao uso de drogas, não é lega! O falso amigo que se aproxima de ti, que busca te passar valores como esses, que te oferece drogas e que cuja pura e simples companhia já lhe coloca em posição de risco não é um herói.

Esses heróis são, na verdade, vítimas, negligenciadas e marginalizadas por um tipo de sistema social, politico e econômico, que tem como principio de existência a exclusão e o caráter predatório, onde o homem passa a ser o lobo do próprio homem, a saber, o capitalismo. Esses supostos “heróis” são, na realidade, vitimas que foram recrutadas e que passam a fazer parte de um rol de seres humanos que precisam de ajuda, e não que tem ajuda a oferecer.

Por último, quero deixar claro que essas palavras não saíram da mente de um profundo conhecedor do tema, mas, sim, apenas de um cidadão que tem observado e se preocupado com a expansão dessa doutrina do crime em nossa cidade. Espero que aqueles que lerem esse texto também opinem, que a gente possa trocar mais informações, entender melhor esse fenômeno indesejado e buscar algumas soluções, sendo elas pacificas e dentro do âmbito legal.