quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Possibilidades e limites de ações dos conselhos escolares

A comunidade escolar e principalmente a família não pode esquecer que são delas, também, a responsabilidade da educação das suas crianças e adolescentes. Será através dessa interação entre escola, família e comunidade escolar – mundos pelos quais os educandos transitam – que poderemos desvelar um pouco das subjetividades de cada aluno, suas dificuldades de aprendizagem, seus problemas emocionais, suas limitações motoras e/ou psicológicas.

Desse modo, essa co-responsabilidade entre escola e comunidade será de estimado valor para  buscarmos encontrar respostas para o seguinte questionamento: de que maneira eu (professor,diretor, supervisor, pai, mãe) estou contribuindo para um ensino significativo e uma educação de qualidade? Nesse sentido, acreditamos que um dos lugares mas profícuos para esse debate será através da participação nos conselhos escolares (CEs).

Como dissemos em artigo anterior postado nesse espaço o conselho escolar (CE) é um órgão representativo, formado por representantes da direção da escola, supervisores, funcionários pais, alunos e cujo as regras para admissão de conselheiros e para funcionamento interno são fixado pelas unidades escolares variando, também, de acordo com a legislação de estados, municípios e distrito federal.

Mas o que é ser um conselheiro escolar? Entendemos que tal função deve implicar em tomar partido pela efetivação de um ensino que atenda as demandas não só do mundo atual mas também do nosso espírito. Ou seja, quando falo de espírito me refiro aos nossos valores, ao modo como percebemos o mundo, o que esperamos e desejamos para os nossos alunos, filhos, netos e até mesmo para humanidade. Assim, creio que o interesse pelas questões que rodeiam a educação dos alunos (meio ambiente, ética, sexualidade, saúde), a conscientização do que deve ser feito para que tenhamos adultos instruídos e com espírito de cidadania devem ser atributos de um conselheiro escolar.

O CE possui poderes de assessoramento, fiscalização e deliberação. Sendo formado por membros dos diversos atores que atuam na educação escolar, o CE tem a possibilidade de decidir em pró de interesses coletivos, participando da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, acompanhar o desenvolvimento das políticas educacionais e fiscalizar a aplicação dos recursos a eles destinados, participar e atuar nas deliberações das decisões importante referente a escola.

Relembrando que a forma de atuação nos CEs variam de acordo com a unidade de ensino e a unidade federativa a qual está vinculada citaremos, a fins de ilustrações, a Lei nº 290 de fevereiro de 2005 que no seu artigo 13 dispõe sobre as competência dos conselhos escolares.

Art. 13. Compete ao Conselho de Escola:
I - opinar acerca da proposta pedagógica da escola e fiscalizar seu cumprimento;
II - sugerir modificações no Regimento Escolar e fiscalizar seu cumprimento;
III - aprovar seu Regimento Interno;
IV - convocar a Assembléia-Geral, quando julgar necessário.


Percebemos que no plano das possibilidades estipuladas pelas leis os conselheiros possuem direitos que lhes dão condições reais de ação, mas, porém isso não implica que na prática essas ações sejam exercidas.

Existem conjunturas políticas, culturais e sociais que dificultam o pleno funcionamento dos CE. Sabemos que é cada vês mais comum, na correria dos tempos modernos, pai e mãe passarem o dia no trabalho enquanto as crianças e adolescentes ficam sobre a responsabilidade da escola, filhos mais velhos, avós, babás.  Resta pouco tempo para momentos de lazer, afetividade e conversas com os filhos. É fato, também, que nem sempre o pouco tempo que os pais dispões com os seus filhos se traduzam em qualidade e que a responsabilidade de educar é cada vez mais transferida para terceiros.

Desse modo, nas conversas entre educadores e pais tem surgido um acirrado debate sobre de quem é a responsabilidade de educar no mundo atual. Em outras épocas essa questão já esteve bem definida: os pais ensinavam valores, regras de convívio social, bons costumes, enquanto, a escola, cabia a tarefa de ensinar os conhecimentos historicamente produzido e acumulado pela humanidade. Assim, aumenta a cobrança e transfere-se progressivamente a escola a função de educar. Nesse sentido, temos ouvido freqüentemente pais ou responsáveis pelos alunos se queixarem de falta de tempo para acompanhar a educação dos mesmos, afirmando que não tem o que fazer com relação a indisciplina dos filhos, se negando ao dialogo e sem disposição de contribuir para melhoramento da escola através, por exemplo,  do ingresso no conselho escolar.

Há também fatores de ordem político-cultural que atravancam o funcionamento dos CEs. O autoritarismo, os hábitos centralizadores, ainda são bastante presente nas práticas dos gestores escolares. Observa-se, nesse aspecto, que as equipes diretivas consideram intrusas as participações de país, alunos, professores, funcionários no que tange aquilo que as mesmas percebem como sendo da alçada exclusiva da gestão.

Mas há determinações jurídicas, oriundas de políticas de governos, para que os conselhos escolares passem a existir e funcionar. Então como preservar o monopólio das decisões com a existência desse órgão? Na maioria dos casos os gestores escolares adeptos do autoritarismo ( que não são todos) não tem encontrado dificuldades para isso, pois os conselhos são criados sorrateiramente.

Há casos em que não há nem se quer eleições, inclusive, por falta de candidatos. A falta de candidatos justifica-se tanto pelo próprio desinteresse, como pelo desconhecimento da existência dos CEs , por faltar iniciativas esclarecedoras e incentivadoras por parte da escola. Essa conjuntura tem feito dos CEs um órgão meramente consultivo, onde as ações, proposta e finanças dos gestores são apresentadas a pessoas cujo a função é dizer sim. 

Não há duvida que os mecanismos de atuação que tem sido aberto com a constante introdução dos conceitos da gestão democrática dar aos cidadãos possibilidades reais para que possam opinar, fiscalizar e fazer valer os interesses e necessidades do grupo ao qual pertence.

No entanto, partindo das considerações apresentadas aqui, percebemos que ainda precisamos romper com alguns elementos que dificultam a participação dos cidadãos na definição dos rumos da educação escolar de seus filhos. Portanto, para que os conselhos escolares possam se tornar plenamente realidade é preciso que provoquemos uma mudança  na cultura do autoritarismo, da concentração de poder, da falta de consciência política, do desinteresse de muitos cidadãos no que se refere a educação de suas crianças e adolescente. Somente assim poderemos avançar no desenvolvimento da democracia representativa e ampliação de seu caráter participativo.


SITES CONSULTADOS



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ratos e insetos podem: professores não!



Nuvens negras de um Estado mórbido degeneram aviltantemente a figura mais nobre do processo educacional: o professor.

Este elemento poderá ser julgado, preso e condenado se insistir em compartilhar da merenda distribuída nas escolas pelas entidades responsáveis.Verdade, medida judicial não se discute, se cumpre. O governo agradece concomitantemente. O problema é do professor, ele que se vire. Não há o que reclamar.

O governo ostenta sua gestão, esclarecendo que está atendendo aos Princípios da Legalidade e da Eficiência do Serviço Público. Grande eloquência e exemplo de moralidade. Contudo, não sei se merece nossos aplausos.

Crianças que não chegam às escolas por falta de transporte escolar, estruturas físicas em ruinas, desabando sobre as cabeças de alunos, funcionários e professores, por falta de manutenção. Educadores estressados e desmotivados, salários aviltantes, desvios de recursos públicos por vias corruptivas, um caos que se generaliza, um torpedo que explode nas estruturas de uma educação decadente.

Exemplo de moralidade e eficiência dessa ideologia dogmática executada por legítimos representantes da classe trabalhadora.

Lotes de remédios vencidos ou não, encontrados nos lixões, toneladas de alimentos estragados, crianças passando fome, pessoas morrendo por falta destes mesmos medicamentos e a sociedade estarrecida e impotente diante deste descalabro administrativo governamental.

Além da queda, o coice. Professores impedidos de alimentar-se da merenda escolar. Cedo, às pressas, se levantam, café da manhã nem pensar, o tempo não espera, duas ou três escolas, varias conduções para ao destino chegar. Hora marcada, compromisso formalizado. Uma verdadeira proeza na execução de suas atividades pedagógicas em circunstâncias tão adversas.

Atitude impensada, inadmissível e irresponsável, negar ou impedir que o educador usufrua da alimentação escolar. Negar este benefício é imprimir um atestado de incompetência, desqualificar a valorização deste profissional é jogar a educação na lata do lixo.

O Estado e o Ministério Público têm coisas mais importantes para se preocuparem. Ofertar um pão ao professor que tanto colabora didática e pedagogicamente para o desenvolvimento cultural e intelectual da nação não pode ser considerado algo errado. Errado mesmo é esta atitude medíocre e mesquinha, incompreensível para homens e mulheres de bom senso.

Nos palácios e ministérios da vida todos se alimentam. Hora marcada, café pomposo, merenda excepcional, quem paga a conta? Sim, a lei 11.947 de 2009 foi feita por eles, não para eles, mas para nós. Sim, estes mesmos senhores que por nós passaram, que aqui estudaram, que os formamos para vida e aos quais, modéstia à parte, contribuímos para que se tornassem excelentes profissionais. É desta forma que eles nos agradecem. Sim, este é o reconhecimento.

Caros colegas professores. “Se vocês tremem de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros” (Che Guevara).

Senhores representantes, governantes e magistrados, nós que aqui estamos, por vós esperamos.

“O maior prazer de um homem inteligente, é bancar o idiota diante de um idiota, que banca o inteligente” (Confúcio).



Severino Ramos de Araújo
Graduado em História pela UFRN
Prof° do Centro de Educ. de Jovens e Adultos Prof° Lia Campos
Natal- RN, 28 de agosto de 2011

sábado, 27 de agosto de 2011

Conselhos escolares, uma ponte democrática rumo a educação que desejamos




A importância da participação dos pais e de toda comunidade escolar nos assuntos referentes a escola é considerada positiva e defendido por muitos especialistas na área da educação. Sendo a sociedade, em seus diferentes contextos, que estabelece novas demandas ao ensino escolar, e sendo ela mesma influenciada pelo tipo de educação desenvolvida nas escolas, torna-se imprescindível a participação de todos de modo a opinar e estabelecer parcerias no intuito de contribuir para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem e formação cidadã de nossas crianças e jovens.

Nesses novos tempos de democracia, aonde o cidadão dispõe de uma gama de recursos para interferir nos seu próprio destino e no da nação, podemos destacar, no âmbito da educação, as possibilidades de ações que emanam dos conselhos escolares.

O conselho escolar é um órgão composto por representantes da comunidade  aonde se insere a escola. Sendo assim é constituído de representantes de pais, alunos, professores, diretores, supervisores e funcionários da escola e possui poderes de assessoramento, fiscalização e deliberação.

A função de conselheiro escolar não é remunerada, trata-se de um ato voluntário, fruto de um espírito de cidadania e de interesse pelo sucesso da escola pública. A forma de admissão dos conselheiros variam de acordo com a unidade escolar e com a unidade federativa ( estados municípios, distrito federal) a qual ela pertence. Em geral os conselheiros são eleitos para um cargo de um a dois anos, o diretor da escola possui cadeira cativa e os demais representantes (pais, alunos, professores, supervisores, funcionário da escola) são eleitos por pessoas de suas categorias.

Sabemos apontar muitos dos problemas que atingem a educação de nossos filhos. Professores mal remunerado e muitas vezes com déficit na sua formação; prédios escolares mal equipados; governantes sem compromisso com a causa; indisciplina, violência, déficit de professores em algumas áreas. Porém, cabe questionarmos: o que nós, enquanto cidadãos brasileiros, estamos fazendo para mudar esse quadro.

Para que possamos operar as mudanças necessárias para revertermos o atual quadro em que muitas escolas do nosso país se encontram precisamos agir agora. opine, fiscalize, participe do conselho escolar, envolva-se e comprometa-se com uma educação de qualidade.

SITES CONSULTADOS

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lei do Piso Salarial é aprovada em Caicó



A câmara de vereadores de Caicó aprovou ontem, 17 de agosto de 2011, a lei do Piso Salarial. Sabemos que ainda há bastante chão para que possamos elevar a educação brasileira a um patamar de qualidade aceitável. No entanto, uma batalha foi vencida e temos que comemorar, socializando essa vitoria com nossos alunos, com seus pais e com todos os que fazem a comunidade escolar e buscando dar o melhor  para que os nossos alunos tenham uma aprendizagem significativa.

Assim, ficamos apenas aguardando que a lei seja sancionada pelo prefeito para que a partir de 1º de setembro já esteja em vigor e, conseqüentemente, fazendo com que no próximo mês já recebamos os nossos salários atualizados.

Vale ressaltar que a aprovação da lei do piso salarial não deve ser visto, sob hipótese alguma, como um beneficio dado, mas, isso sim, como a consolidação de uma luta que já vinha sendo travada pela nossa categoria (professores) por anos a fio. Trata-se portanto, de uma conquista histórica.