segunda-feira, 30 de maio de 2011

Em Natal, estudantes se juntam a professores em protesto

Os estudantes aderiram à causa dos professores em greve. Ontem pela manhã, cerca de 500 manifestantes se encontraram em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, e realizaram um buzinaço. O protesto foi coordenado pelas professoras Fátima Cardoso, do Sindicato dos Profissionais em Educação Pública do RN (Sinte), e por Amanda Gurgel, educadora que ganhou projeção nacional após um discurso proferido na Assembleia Legislativa ter sido divulgado na internet.
 
Amanda Gurgel reafirmou seu discurso em prol da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, campanha lançada por ela no domingo passado no programa de TV Domingão do Faustão. "As minhas palavras só ganharam essa repercussão porque refletem o sentimento de todas esses profissionais que estão em greve. Vamos agora unir forças em outros estados para que as greves se tornem cada vez mais uma força nacional de reivindicação. A educação tem que ser tratada como prioridade".
 
Aos gritos e com faixas, os professores cobram um reajuste salarial de 30%. Eles procuravam uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Os alunos, por sua vez, pediam a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e os 50% do fundo social dos recursos do Pré-Sal para a educação, e se solidarizaram com os professores em greve. "Nós, alunos, acreditamos nas reivindicações dos professores", e "Governadora Rosalba, a Sra. colocaria seu filho na escola pública?", eram textos que constavam dos cartazes.
 
De acordo com Fátima Cardoso, coordenadora-geral Sinte, a manifestação reflete a insatisfação da categoria com o Governo do Estado. "Até agora o governo ofereceu 0% de aumento. Queremos negociar. A categoria pede que os mesmos 30% de reajuste já concedido em janeiro a outras categorias seja oferecido para nós, além do escalonamento da tabela salarial", disse.
 
Atualmente, 93% dos 14 mil educadores do Rio Grande do Norte estão em greve. São 736 escolas afetadas com a paralisação. A intenção do Sinte é convencer os professores contratados e estagiários a tambémparalisarem suas atividades. Ao todo, 270 mil alunos que estão sem frequentar as escolas públicas do Rio Grande do Norte. Não obstante à greve, o déficit de professores também preocupa, segundo a sindicalista. "Este é mais um componente de falta de respeito do governo com a educação".
 
Fonte: Diário de Natal

Alô direção do SINDSERV! Queremos Cabimento!


Já que estamos falando de sindicalismo também quero tecer algumas críticas a postura que vem tendo a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERV) de Caicó.

Quando chamados para assembléia para defendermos os interesses de nossa categoria, de melhores salários, condições de trabalho e por uma educação de qualidade, muito de nós (trabalhadores da educação) comparecemos, decidimos pela greve e ficamos até demos até a última gota de sangue por essa causa.

No entanto, passado mais de um mês do término da greve, tendo já rolado muitas águas, nós, sindicalistas, que mantemos o sindicato com as nossas contribuições mensais, de nada fomos informado.

Essa não é apenas uma insatisfação minha, mas de muitos outros colegas que desejam saber como andam os encaminhamentos de algumas questões. Por exemplo, como andam os trabalhos da tal comissão que seria formada para investigar as finanças da prefeitura e elaborar uma proposta mais digna do que aquela ultima esmola que nos ofereceram?

Outras questões, qual o posicionamento do sindicato diante da ultima decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)? Como o SINDSERV tem agido juridicamente diante dessas questões? Quando haverá outra assembléia para que sejamos informados e ouvidos sobre esses assuntos?

Nós também queremos cabimento. O SINDESERV tem os Emails e telefones de muitos associados. Por que não envia emails em malas diretas para nos informar e para que possamos também responder com as nossas sugestões?

Somos associados e não seguidores alienados. Queremos explicações. Queremos respostas.

Assembléia Já!

Os entraves ao sindicalismo em Caicó-RN



   
Apesar de ter engajado apenas recentemente no universo do sindicalismo, haja vista o fato de também fazer pouco tempo que entrei no serviço público em caráter efetivo, exporei aqui um pouco da minha parca compreensão acerca das razões que, a meu ver, explicam a dificuldade do movimento sindical na cidade aonde resido e trabalho.

Primeiramente, entendo que essa política do toma lá da cá, do clientelismo escancarado que figura inclusive entre promessas eleitoreiras, que envolve desde empresários, proprietários de terras, políticos locais e nacionais até os simples cidadãos trabalhadores é sem dúvida uma realidade que mantém a nossa sociedade atrelada ao atraso.

Segundo, um sistema jurídico que apesar de afirmar o concurso como meio para alcançar o tão desejado emprego público abri margem para contratações de pessoas, empresas prestadoras de serviço e estagiários de programas como IEL que muitas vezes não passam nem por um processo seletivo.

Terceiro, uma sociedade pacata, inerte e portadora de uma cultura política de aceitação e endeusamento de figuras populistas de um modelo  político arcaico.

Desse modo, pergunte um cidadão: amigo, por que não participou daquele ato público em pro de melhores salários, e de mais respeito a nossa profissão? Por que não aderiu aquele movimento contra a má gestão de um prefeito, governador ou presidente? O que lhe mantém passivo diante dos escândalos de corrupção daquele político?

Caso tais perguntas sejam feitas não é difícil adivinha os absurdos que ouviremos: não posso abri a boca, sou contratado; se fosse eu que tivesse lá fazia a mesma coisa; não serei contra ele por que toda eleição ele me dar algumas sacas de cimentos; ele é muito bonzinho, sempre ajuda os pobres quando precisa de remédio, de atendimento hospitalar.

As pessoas precisam entender que tudo o que o político oferece em troca do voto já lhes pertencem, ou seja, é do próprio povo.

Não devemos nada, se um prefeito faz uma boa gestão, paga em dia os funcionários e fornecedores, cuida da saúde de sua cidade, parabéns, tá cumprindo o seu papel, mas nada me obriga a votar nele, pois sou livre para pensar que outro cidadão poderia fazer melhor.

Por outro lado, se o camarada deixa as ruas esburacadas, não dar à devida atenção a coleta de lixo, não cumpre as leis ai é que a responsabilidade dos viventes de um município aumenta, pois cabe a eles exigirem respeito e lutarem pelos seus direitos.

Porém, sabemos que infelizmente esse não é o entendimento da maioria das pessoas de nossa cidade que continuam legitimando o poder das cores.

Temos assim, a fragmentação da sociedade em individualismo, cada qual querendo defender os seus interesses minúsculos e particularizados, inviabilizando, contudo, a possibilidade de conquistas maiores para os trabalhadores dos serviços públicos e para os seus usuários.


domingo, 29 de maio de 2011

Manifestos contra prefeito de Caicó vem sendo divulgado nas redes sociais da internet.



A UNIÃO DOS ESTUDANTES, SINDICATOS, LOJISTAS E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL EM GERAL DE CAICÓ, ESTARÃO ORGANIZANDO ATO PÚBLICO NO DIA 08 DE JUNHO, QUARTA - FEIRA, EM FRENTE AO CENTRO ADMINISTRATIVO, À PARTIR DAS 10:00 DA MANHÃ!

O ATO PEDIRÁ A SAÍDA DO PREFEITO BIBI COSTA , E PROVIDENCIAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO E A CÂMARA DOS VEREADORES!

TEREMOS REPRESENTANTES DA REDE ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS (REDHU-RN) E DE SINDICATOS LOCAIS.

CLAMAMOS A TODA A POPULAÇÃO QUE COMPAREÇA A ESTA MANIFESTAÇÃO, QUE DESDE JÁ SE BATIZA NA BOCA DO POVO COMO "O DIA DO 'FORA' ".

VAMOS LEVAR NOSSA PALAVRA, NOSSA INQUIETAÇÃO, VAMOS MOSTRAR A ELES QUE O POVO DE CAICÓ SABE TRABALHAR PELO BEM DE TODOS!

UNIDOS, SEREMOS UMA GRANDE VOZ, SÃO ELES QUE TRABALHAM PARA NÓS E NÃO O
CONTRÁRIO! TEMOS QUE MOSTRAR QUE É POSSÍVEL MELHORAR, QUE A VONTADE DA
MAIORIA E O BEM COMUM PREVALECEM!

DIA 8 DE JUNHO, DIA DO FORA!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

rsrsrssrsrss! Uma mensagem interessante e emgraçada enviada por minha amiga Milagres

Oláaa...

O conto mais curto e mais bonito que leste em tua vida...


Era uma vez um rapaz que perguntou a uma garota se ela queria casar com ele.
A garota disse NÃO
E assim ela viveu feliz para sempre

sem lavar

sem cozinhar

sem passar roupas para ninguém


saindo com suas amigas


ficando com quem queria

gastando seu dinheiro consigo


e sem trabalhar para ninguém
.


Fim

O problema é que não nos contam isto quando somos pequenas
Nos enchem com o conto do maldito príncipe azul!
Para todos aqueles homens que perguntam: para que comprar a vaca se posso ter o leite gratuito, temos que dizer: Hoje em dia 80% das mulheres estão contra o matrimônio. Por quê? Porque as mulheres se deram conta de que não vale a pena comprar o porco inteiro por uma salsicha.



Agora envia esta mensagem a todas as mulheres brilhantes que conheças, assim como a um
homem compreensivo, nobre e com bom humor que tenhas a sorte de conhecer
!!!



Acabas de receber um beijo do bebê bailarino.. Algo bom te sucedera entre 1:00-4:00 p.m. amanhã. Prepara-te para receber a maior surpresa de tua vida. Se rompes a cadeia não sucederá nada, mas não terás boa sorte por um ano. Todos podem sorrir e usar um pouco da boa sorte, então, envia esta mensagem a 5 pessoas em 15 minutos.

domingo, 1 de maio de 2011

Americanos comemoram morte de Bin Laden em Washington

Centenas de pessoas estão concentradas na frente da Casa Branca, em Washington, para comemorar com gritos de alegria e mensagens patrióticas a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden.

O presidente americano, Barack Obama, realizou há pouco um discurso na televisão no qual confirmou a morte do terrorista mais procurado do planeta.




Pessoas comemoram em frente à Casa Branca o anúncio da morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden
Pessoas comemoram em frente à Casa Branca, em Washington, o anúncio da morte de Osama bin Laden      

FONTE:  Folha.Com
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/909885-americanos-comemoram-morte-de-bin-laden-em-washington.shtml