quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vivaldo Costa confirma: "Meu voto é para Rosalba!"


Nesta quinta feira. 25, o suplente de deputado estadual, Vivaldo Costa, anuncioucom com muito vigor na Rádio Caicó AM, durante o programa Chamada Geral, que nas eleições 2010, apoiará a atual senadora Rosalba Ciarlini para o governo do Estado.

Segundo ele, isso aconteceu devido ao motivo de que ele não possa apoiar um mesmo candidato junto com o deputado estadual Nelter Queiróz, candidato esse que seria o vice-governador Iberê. Vivaldo ainda afirmou que Nelter esteja querendo tomar o controle da cidade de Caicó e citou alguns casos em que sso aconteceu, dessa forma, ele falou: " Iberê é representado por Nelter no Seridó. Então não há lugar para mim. Por tanto, meu pensamento e meu sentimento é votar em Rosalba"

No mesmo programa, o ex-deputado do Partido da República afirmou de Rosalba estaria muito mais próxima da Bandeira Vermelha do que o próprio Iberê e finalizou suas palavras citando od candidatos apoiados por ele nas próximas eleições. Entre eles estão João Maia (PR) para deputado federal, Robinson Farias para vice-governador, Rosalba para governadora e Vilma de Faria e Jpsé Agripino para senadores.

Vivaldo + João Maia+ Robinson + Rosalba + Vilma + Agripino = qual cor de bandeira?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

5 Descobertas da ciência sobre educação!


Grande parte do que se fala sobre o cérebro e a educação é bobagem. “Há um buraco entre o estado atual da neurociência e sua aplicação direta na sala de aula. Mesmo assim, os professores têm acesso a vários programas de ensino baseados no cérebro”, afirma Usha Goswami, diretor do Centro para Neurociência na Educação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, num artigo na revista Nature de junho. “Alguns desses pacotes têm quantidades alarmantes de informações erradas.”

Mas há descobertas quentes envolvendo a aprendizagem como uma atividade de todo o corpo. “Quando um professor entende o cérebro, conclui que ele precisa de nutrientes, e o aluno precisa estar bem alimentado; que uma sala pouco ventilada diminui a atenção e que a memória depende do sono”, diz Leonor Guerra, pesquisadora de neurociência da UFMG. “Estudos nessa direção estão baseando as mudanças na maneira de educar.”


A ciência diz que...

• Aprender é um processo fisiológico e envolve o bom funcionamento de todo o organismo.

• Os adolescentes acordam mais tarde que as crianças. Estar desperto ajuda muito no aprendizado.

• A atenção da criança dificilmente se mantém por mais que os primeiros 10 minutos da aula.

• Muitas avaliações sobre muito conteúdo num curto espaço do tempo dificultam a memorização.

• Emoção e cognição não caminham separadas.



...E propõe uma escola assim:

• As aulas devem começar mais tarde, especialmente no ensino médio.

• A escola precisa ter exercício físico, boa ventilação, boa alimentação e fazer exames de vista nos alunos.

• Aulas mais curtas que os tradicionais 50 minutos, com pausas e exercícios diferentes, para ajudar a memorização.

• Uma semana de provas faz mal ao aprendizado de longo prazo. É melhor espalhar avaliações ao longo do tempo.

• A sala de aula precisa ser um ambiente agradável e o aprendizado, não hostil. Os professores devem propor desafios em vez de ameaças.

FONTE: texo retirado do link: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/5-descobertas-ciencia-educacao-394259.shtml


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Previna-se contra a “virose”, curta o carnaval sem diarréia


Uma das preocupações desse período carnavalesco em Caicó têm sido as viroses, principalmente a virose intestinal que têm aumentado a procurar por hospitais e postos de Saúde em nossa cidade.

No entanto, é importante salientar que apesar do termo “virose” ter se generalizado na designação desse surto epidemiológico a maioria dos casos de diarréia desse período estão relacionado a infecções bacterianas e não a vírus.

Nos últimos dias muita gente tem sido acometida por esta “virose” caracterizada por febre, diarréia, desidratação e, em alguns casos, vômitos.

Algumas condições naturais próprias dessa época do ano contribuem para a proliferação desses problemas intestinais. O calor, o aumento das moscas, as chuvas contribuem para proliferação de bactérias que causam mal a saúde.

Além disso, o aumento de fluxo de pessoas na cidade e da quantidade de lixo em virtude do carnaval são fatores favoráveis ao aumento dos casos de diarréia.

Portanto, é preciso redobrar a atenção nesse período.

Alguns cuidados são imprescindíveis.

Lavar bem as mãos, os alimentos, cobrir os alimentos para evitar que as moscas pousem sobre os mesmos podem evitar doenças e garantir que você e a sua família possam brincar o carnaval com muita alegria e saúde.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Chega ao fim o drama da criança sequestrada em Caicó

Ontem, às 21 horas e 30 minutos, chegou o fim o drama da criança de 8 anos que tinha sido seqüestrada no Bairro João Paulo II.

Através do trabalho do GTC o seqüestrador foi encontrado, em companhia da criança seqüestrada, próximo a comunidade rural de Barra de Cima quando se deslocava a pé para São Bento.

O seqüestrador também é de menor, tem quinze anos, e segundo o mesmo ele teria vindo pra Caicó fugindo perseguição por parte de criminosos na Paraíba.

O criminoso disse, ainda, que não estava raptando a criança, que teria convidado o menino e ele teria aceitado.

Graças a Deus e ao GTC a criança foi encontrada. No entanto, torcemos para que o fato de ser de menor não impeça que o criminoso receba pelo menos uma punição a altura.

kkkkkkkkkkkkk...! Só pra descontrair!

Novo secretário de saúde de Caicó dar declarações a Imprensa




O novo secretário de saúde do município de Caicó já está em serviço, trata-se de Ubalmágnus Góis.

Ubalmágnos afirmou em entrevista concedida a rádio Caicó que não se sente responsável pela saída de Nildson da pasta pois, este, foi quem teria pedido demissão.

Indagado a respeito da permanência ou saída de integrantes da equipe que compõe a pasta da secretaria de saúde, Unalmagnos disse que não tem pretenções de demitir ninguém que iria manter aqueles que estão fazendo um bom trabalho.

Sobre as declarações Feitas por Nildson Dantas, o secretário preferiu não manifestar o seu posicionamento.

O novo secretário de Saúde disse ainda que iria administra a secretaria de Saúde a quatro mãos, com a ajuda do Prefeito Bibi, e que no momento a prioridade seria se inteirar a respeito do que vinha sendo desenvolvido e iniciar os trabalhos necessários para o carnaval 2010.

Nildson Dantas deixa Secretaria Municipal de Saúde de Caicó

O cenário político de Caicó começou esquentar esta semana, alias já ta pegando fogo.


A notícia da saída de Nildson Dantas da secretaria municipal é o assunto do momento, todo mundo quer dar um palpite sobre os motivos intrínsecos a este fato.

Dizem por aí que já a algum tempo que Nildson vinha se desentendendo com o prefeito Bibi Costa, o que não se sabe são os motivos do desentendimento.

Há quem diga também que Vivaldo costa não esteja gostando da saída de seu afilhado, é o que diz alguns blogs por aí.

Estes são alguns fatos, recortes de uma novela que só se ver em pedaços.

Não percam as próximas cenas.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dilma e Serra juntos!!!


Nesta segunda-feira,1, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, se mostrou mais uma vez como uma forte candidata ao governo pós-Lula. Segundo pesquisas divulgadas pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) em parceria com o Instituto Sensus, a ministra está "juntinho" do pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra.

Ainda na frente, Serra apareceu com 33,2 % das intenções de voto, logo atrás, Rousseff apresentou-se com 27,8%. Se você está achando que a diferença ainda é grande, saiba que há dois meses ela estava 6,1% abaixo desse valor, ou seja, o crescimento da ministra nas pesquisas foi muito significante. Dessa forma, percebe-se que em breve poderemos ter um novo líder em intenções de voto.

Ainda na mesma pesquisa, Ciro Gomes (PSB) apareceu com 11,9 pontos percentuais.

"O grande momento da educação"


Está chegando às eleições de 2010. Que bom. Nós que fazemos parte dos profissionais que trabalham na educação aguardamos ansiosos por este momento, afinal de contas neste período somos sempre lembrados e exaltados por aqueles que pleiteiam um cargo eletivo.

Com certeza, mas uma vez ouviremos dizer que a educação é muito importante, que um país não poderá torna-se grande se não investir na educação, que os professores merecem salários mais dignos.

Não faltarão promessas mirabolantes a encharcar os corações esperançosos dos eleitores. Muitos dirão que irão aumentar os salários dos profissionais de educação, que o numero de escolas irá aumentar, que será investido muito mais na modernização e melhoramento do sistema de ensino e na qualificação dos profissionais da área e etc, etc, etc...

Da outra vez também foi assim, e à uns três anos que os deputados e os governos, em todas as esferas do poder, encontram dificuldade para fazer com que os professores passem a recebe rum aumento minúsculo se comparado com a valorização que tem recebido outros profissionais.

São poucos os lugares aonde o piso salário esta sendo pago.

Nossa! Que momento esplendoroso para educação! Que bom! Pelo menos uma vez a cada dois anos ela se torna tão importante para a nação.